Uma hora a que custo? Os efeitos nocivos do horário de verão

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5 de novembro de 2021 – No início desta manhã de domingo, ganharemos uma hora, marcando mais de 100 anos de “retrocesso” – e os médicos dizem que é uma oportunidade perfeita para neutralizar os efeitos negativos do horário de verão para a saúde.

Quando o horário de verão terminar novamente na primavera, perderemos uma hora. Isso pode não parecer muito, mas estudos relacionaram isso ao aumento de acidentes de trânsito, maiores taxas de golpe, e um solavanco ataques cardíacos. E embora muitas pessoas reservem uma hora extra neste fim de semana para se dedicar às atividades de vigília, dormir especialistas dizem que usar esse tempo para dormir pode fazer uma diferença significativa em sua saúde.

“A consistência no momento em que dormimos e acordamos é tão importante quanto a duração do tempo que dormimos, e há muitas pesquisas sobre os efeitos adversos”, diz Charles Czeisler, MD, chefe da Divisão de Sono e Circadian Disorders at Brigham and Women’s Hospital em Boston. “É sempre bom dormir mais uma hora, desde que as pessoas aproveitem. Se eles forem para a cama no horário normal e acordarem uma hora depois, isso terá benefícios para a saúde. ”

O horário de verão, que começou para economizar energia, força nossos relógios internos a competir com nossos relógios. Dentro do cérebro hipotálamo é um “mestre” chamado de núcleo supraquiasmático (SCN), que usa sinais hormonais e químicos para sincronizar o tempo em todo o corpo.

Nossos relógios internos regulam processos, incluindo função do fígado, a sistema imunológicoe a fisiologia do nosso corpo, o que significa que qualquer interrupção pode ter efeitos significativos.

Em um estudo de 2015 publicado em Remédio para Sono, os pesquisadores compararam a taxa de acidentes vasculares cerebrais durante a semana após o horário de verão com a taxa 2 semanas antes ou 2 semanas depois. Eles descobriram que a taxa era 8% maior nos primeiros 2 dias após o turno, e as pessoas com Câncer tinham 25% mais probabilidade de sofrer um derrame do que durante as outras épocas do ano. Pessoas com mais de 65 anos eram 20% mais prováveis.

Um relatório de 2019 encontraram um risco maior de ataque cardíaco após as duas mudanças de horário, mas principalmente durante o horário de verão.

As interrupções no ritmo circadiano também podem prejudicar o foco e o julgamento. UMA Estudo de 2020 descobriram que os acidentes de trânsito fatais aumentaram 6% nos Estados Unidos durante o horário de verão.

“A maioria das pessoas acha que uma hora seria irrelevante”, diz Czeisler. “E é verdade que podemos nos ajustar. Mas mesmo esse pequeno ajuste tem consequências. ”

Embora “cair para trás” lhe dê a chance de recuperar o sono perdido, também pode ser um ajuste difícil, diz Ramiz Fargo, MD, diretor médico do Centro de Distúrbios do Sono e médico de medicina do sono na Loma Linda University Health.

Também pode ser difícil para pessoas com Transtornos de Humor, ele diz. Um estudo mostrou que os hospitais relataram um aumento de 11% nos sintomas depressivos logo após a mudança de horário de queda. Isso pode ser resultado da perda de luz do dia, diz ele.

Mas existem maneiras de tornar a transição mais fácil e aumentar suas chances de aproveitar ao máximo a hora extra. Se possível, diz Fargo, é útil fazer pequenos ajustes em sua programação nos dias que antecedem a mudança de horário. Isso, diz ele, poderia fazer uma transição mais suave.

“Comece a ir para a cama 15-20 minutos no início dos dias anteriores”, diz ele. “Isso ajudará seu corpo a se acostumar com a diferença.”

De outros pontas incluir:

  • Evite álcool e cafeína – causas comuns de sono insatisfatório.
  • Evite muito tempo de tela antes de dormir.
  • Limite os cochilos diurnos para regular seu horário de sono.
  • Evite refeições pesadas algumas horas antes de deitar.

“O segredo é, se sua programação permitir, vá para a cama quando o relógio indicar que é uma hora mais cedo, diz Czeisler. “Se você tem acendido a vela nas duas pontas e está cronicamente sem sono, o que acontece com a maioria das pessoas, este fim de semana é sua chance de trabalhar nisso.”

Fonte: www.webmd.com

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