Um café forte meia hora antes do exercício aumenta a queima de gordura

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Café

Cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR) mostraram que a cafeína (cerca de 3 mg/kg, o equivalente a um café forte) ingerida meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura. Eles também descobriram que se o exercício é realizado à tarde, os efeitos da cafeína são mais acentuados do que pela manhã.

Em seu estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, os pesquisadores tiveram como objetivo determinar se a cafeína – uma das substâncias ergogênicas mais consumidas no mundo para melhorar o desempenho esportivo – aumenta a oxidação ou “queima” de gordura durante o exercício. Apesar de seu consumo na forma de suplementos ser muito comum, as evidências científicas para suas alegações benéficas são escassas.

“A recomendação de se exercitar com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação da gordura é comum”. No entanto, esta recomendação pode não ter uma base científica, pois não se sabe se este aumento é devido ao exercício pela manhã ou se é devido a ficar sem comida por um período mais longo”, explica o autor principal desta pesquisa, Francisco José Amaro-Gahete, do Departamento de Fisiologia da UGR.

Um total de 15 homens (idade média, 32 anos) participaram da pesquisa, completando um teste de exercício quatro vezes em intervalos de sete dias. Os sujeitos ingeriram 3 mg/kg de cafeína ou um placebo às 8h e 17h (cada sujeito completou os testes em todas as quatro condições em uma ordem aleatória). As condições anteriores a cada teste de exercício (horas decorridas desde a última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes) foram estritamente padronizadas, e a oxidação de gordura durante o exercício foi calculada de acordo.

Oxidação máxima de gordura

“Os resultados de nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbico aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia”, explica Francisco J. Amaro. Foi confirmada a existência de uma variação diurna na oxidação de gordura durante o exercício, sendo os valores mais altos à tarde do que de manhã para horas iguais de jejum.

Estes resultados também mostram que a cafeína aumenta a oxidação de gordura durante o exercício matinal de forma semelhante à observada sem a ingestão de cafeína durante a tarde.

Em resumo, os resultados deste estudo sugerem que a combinação de ingestão aguda de cafeína e exercício aeróbico realizado com intensidade moderada à tarde fornece o cenário ideal para as pessoas que procuram aumentar a queima de gordura durante o exercício físico.

Referências

A strong coffee half an hour before exercising increases fat-burning
https://medicalxpress.com/news/2021-03-strong-coffee-hour-fat-burning.html
Mauricio Ramírez-Maldonado et al, Caffeine increases maximal fat oxidation during a graded exercise test: is there a diurnal variation?, Journal of the International Society of Sports Nutrition (2021). DOI: 10.1186/s12970-020-00400-6

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