Treinamento de alta intensidade (HIT) é melhor para idosos

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HIT idosos

Cinco anos de treinamento em intervalos de alta intensidade aumentaram a qualidade de vida, melhoraram a condição física e podem muito bem ter prolongado a vida dos participantes do estudo da Geração 100.

“Antes de tudo, devo dizer que o exercício em geral parece ser bom para a saúde dos idosos. E os resultados de nosso estudo mostram que, além disso, o treinamento regular em alta intensidade tem um efeito positivo extra”, diz Dorthe Stensvold.

Stensvold é professor do Grupo de Pesquisa de Exercícios Cardíacos da NTNU e está ansioso para nos contar os resultados do estudo da Geração 100 já há algum tempo. Pesquisadores, profissionais de saúde e indivíduos ao redor do mundo têm estado esperando por respostas para a pergunta: O exercício pode realmente dar às pessoas idosas uma vida mais longa e mais saudável? A Geração 100 é o primeiro grande estudo que pode nos dizer isso, e Stensvold tem notícias animadoras.

“Entre a maioria das pessoas de 70-77 anos na Noruega, 90% sobreviverão nos próximos cinco anos. No estudo da Geração 100, mais de 95% dos 1.500 participantes sobreviveram”!

Os resultados do estudo foram publicados no BMJ.

Intensidade de treinamento decisiva

O estudo da Geração 100 é um estudo de causa-e-efeito. Isto significa que todos os participantes foram divididos completamente aleatoriamente em três grupos de treinamento diferentes quando o estudo começou em 2012.

Um grupo foi designado para fazer intervalos de treinamento de alta intensidade de acordo com o método 4×4 duas vezes por semana, enquanto o grupo dois foi instruído a treinar com intensidade constante e moderada durante 50 minutos dois dias por semana. Os participantes podiam escolher se queriam treinar por conta própria ou participar de treinamentos em grupo com instrutores.

O terceiro grupo – o grupo de controle – foi aconselhado a exercer de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias norueguesas. Este grupo não foi oferecido treinamento organizado sob os auspícios da Geração 100, mas foi convocado para verificações de saúde e avaliações de aptidão física regulares.

“Tanto a qualidade de vida física quanto mental foram melhores no grupo de alta intensidade após cinco anos do que nos outros dois grupos”. O treinamento em intervalos de alta intensidade também teve o maior efeito positivo sobre a aptidão física”, diz Stensvold.

Mas será que este tipo de exercício prolonga a vida em maior grau do que o exercício moderado?

“No grupo de treinamento intervalado, 3% dos participantes haviam morrido após cinco anos. A porcentagem foi de 6% no grupo moderado. A diferença não é estatisticamente significativa, mas a tendência é tão clara que acreditamos que os resultados dão bons motivos para recomendar treinamento de alta intensidade para os idosos”, diz Stensvold.

O vídeo abaixo fornece instruções para o método 4×4 que os participantes do grupo de alta intensidade seguiram no estudo da Geração 100.

Grupo de controle ativo

Entre os participantes do grupo de controle, 4,5% haviam morrido após cinco anos.

“Um desafio na interpretação de nossos resultados tem sido que os participantes do grupo de controle treinaram mais do que imaginávamos com antecedência. Uma em cada cinco pessoas deste grupo treinou regularmente em alta intensidade e acabou, em média, fazendo mais treinamento de alta intensidade do que os participantes do grupo moderado”, diz Stensvold.

Isto também poderia explicar porque eles terminaram entre os outros dois grupos em termos de sobrevivência.

“Pode-se dizer que isto é uma desvantagem, no que diz respeito à pesquisa”. Mas pode nos dizer que um exame anual de aptidão física e de saúde é tudo o que é necessário para motivar as pessoas mais velhas a se tornarem mais ativas fisicamente. Nesse caso, é realmente uma boa notícia”, diz Stensvold.

Participantes saudáveis

Quanto à questão se este estudo oferece uma prova definitiva de que o exercício prolonga a vida, Stensvold diz: “Gostaria de responder com um claro e inequívoco sim, porque acreditamos que isto é verdade. Mas o treinamento provavelmente não é a única razão pela qual tão poucos dos participantes da Geração 100 morreram em comparação com o que é esperado nesta faixa etária”.

As pessoas que se inscreveram para participar da Geração 100 provavelmente tinham uma grande motivação de treinamento para começar. Elas também começaram com um nível relativamente alto de atividade, e a maioria delas se considerava de boa saúde.

Stensvold aponta que os participantes dos três grupos de estudo da Geração 100 conseguiram manter seus níveis de aptidão física durante todo o período de cinco anos. Isso é bastante singular para as pessoas desta faixa etária, segundo o médico e candidato a Ph.D. Jon Magne Letnes.

“Normalmente vemos uma queda na aptidão física de 20% durante um período de dez anos para pessoas na faixa etária dos 70 anos. O fato de os participantes da Geração 100 terem conseguido manter seus fortes níveis de aptidão física do início ao fim indica que os três grupos eram mais ativos fisicamente do que é habitual para esta faixa etária”, diz ele.

Diminuição da aptidão física ligada a riscos à saúde

Letnes, que como Stensvold é filiado ao CERG na NTNU, refere-se a seu próprio estudo, publicado há duas semanas. Ele contém informações sobre 1500 homens e mulheres saudáveis que testaram seu nível de aptidão física duas vezes, com dez anos de diferença, em conexão com o Estudo de Saúde Nord-Trøndelag (Hunt3).

“Descobrimos que a idade tem o menor efeito sobre o nível de aptidão física para pessoas que se exercitam regularmente em alta intensidade”. Este grupo teve uma queda de 5% no nível de aptidão física em dez anos. Em comparação, os níveis de aptidão física caíram 9% de indivíduos que se exercitavam regularmente, mas não em alta intensidade. Aqueles que estavam fisicamente inativos perderam até 16% de seu condicionamento físico ao longo de dez anos”, diz Letnes.

O declínio na condição física foi maior entre os idosos do que entre as pessoas mais jovens. Aqueles que melhor mantinham seu condicionamento físico também tinham o status mais saudável quando se tratava de fatores de risco para doenças do estilo de vida e saúde precária.

“A pressão arterial, a medida da cintura, o colesterol e o ritmo cardíaco em repouso aumentaram menos nas pessoas que mantiveram seu condicionamento do que naquelas que tiveram uma queda maior nos índices de condicionamento físico”, diz Letnes.

Stensvold acredita que os resultados da pesquisa de Letnes apóiam as descobertas mais importantes do estudo da Geração 100.

“Na Geração 100, o treinamento de alta intensidade aumentou mais o condicionamento dos participantes após o primeiro, terceiro e quinto anos”. Sabemos que uma melhor condição física está intimamente ligada ao menor risco de morte prematura, portanto esta melhoria pode explicar porque o grupo de alta intensidade aparentemente teve a melhor taxa de sobrevivência”, diz ela.

Ela conclui dizendo: “Por alta intensidade entendemos o treinamento que deixa você realmente suado e sem fôlego”. Agora, nossa esperança é que as recomendações nacionais para atividade física sejam modificadas para encorajar ainda mais as pessoas mais velhas a fazer um treinamento de alta intensidade – seja como sua única forma de exercício ou para complementar um treinamento mais moderado”.

Referências

Medicalxpress.com | High intensity training best for older people

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