Por que dormir é a parte mais importante do seu dia

O sono restaurativo promove o crescimento acelerado do cérebro.

0
6
Dormindo

“Haverá sono suficiente na sepultura,” ou em outras palavras, “Haverá muito tempo para dormir quando você estiver morto.” É uma citação famosa, que é muitas vezes atribuída a Benjamin Franklin, entre outros. Mas quem quer que tenha dito isso, está errado. A ciência tem demonstrado inegavelmente que o sono é essencial para a nossa saúde e longevidade.

O sono é o tempo do corpo para se restaurar, permite o crescimento e o desenvolvimento, e é necessário para o sistema imunitário do nosso corpo, entre outras funções importantes. Mesmo sem uma compreensão profunda dos efeitos sobre o corpo a nível biológico, a maioria de nós percebe que o sono é um componente crítico que todos os seres vivos precisam para sobreviver (com exceção de algumas espécies como os tubarões, que não dormem como os humanos, mas têm períodos ativos e repousantes).

Quer sejamos capazes de funcionar algumas horas por noite, quer nos comprometamos com um sono sólido de nove horas de sono repousante, precisamos dormir para mais do que apenas sobreviver – e a prova científica de hoje mostra-nos esmagadoramente que todos nós precisamos de fazer do sono uma prioridade.

Pesquisas da Universidade de Harvard descobriram que a falta de sono de qualidade afeta nosso humor, motivação, julgamento e percepção dos eventos – o que inclui nossa memória. Na verdade, há evidências que relacionam os maus hábitos de sono com o aumento das taxas de demência. Perder o sono também tem um impacto direto na forma como aprendemos e retemos informações.

Em outras palavras, o sono afeta diretamente a forma como recebemos novas informações (aquisição), como classificamos e amalgamamos informações (consolidação) e nossa capacidade de acessar essas informações consciente ou inconscientemente (recall). O estudo de Harvard aponta que estes passos “são necessários para o funcionamento adequado da memória”, e “muitos pesquisadores pensam que as características específicas das ondas cerebrais durante os diferentes estágios do sono estão associadas à formação de tipos particulares de memória”.

Considere a última vez que você teve uma noite de sono ruim. Como você se sentiu no dia seguinte? Você estava mais irritável? Sentiu-se lento ou teve dificuldade em concentrar-se? Talvez você tenha esquecido certos detalhes ou até mesmo algo que alguém lhe disse no início daquele dia. Isso é devido em parte porque seu cérebro não teve o tempo necessário para se limpar e restaurar, redefinir sua memória e reiniciar todas as outras funções críticas de seu corpo, incluindo seu sistema imunológico e metabolismo.

Não é coincidência que você sinta uma queda na energia ou às vezes desenvolver um resfriado após uma noite de sono pobre. Como uma bateria, seu corpo não teve a oportunidade apropriada para recarregar-se. Na verdade, John Hopkins Medicine observa que você tem três vezes mais probabilidade de pegar um resfriado sem descansar o suficiente.

Eles também afirmam que é mais provável que você tenha desejos por alimentos doces, salgados e amiláceos e que se você dormir regularmente cinco horas por noite ou menos, você tem um risco 50 por cento maior de obesidade. Com um sono fraco, o risco de diabetes tipo 2 triplica, e os riscos de desenvolver doenças cardíacas e aumento da pressão alta aumentam.

Em um estudo de 2017 publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina (NIH/NLM) do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, aqueles com privação ou interrupção do sono também tinham um risco maior de desenvolvimento:

  • Depressão e ansiedade
  • Hipertensão
  • Câncer
  • Outros distúrbios metabólicos
  • Uma ausência geral de exercício habitual

O estudo descobriu que “a interrupção do sono está associada ao aumento da atividade do sistema nervoso simpático e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, efeitos metabólicos, alterações nos ritmos circadianos e respostas pró-inflamatórias. Em adultos saudáveis, as consequências a curto prazo da interrupção do sono incluem aumento da responsividade ao estresse, dor somática, redução da qualidade de vida, estresse emocional e distúrbios de humor, e déficits cognitivos, de memória e de desempenho”.

Há mais para dormir do que aquilo que percebemos como apenas desligar o cérebro. Na realidade, o cérebro ainda está a trabalhar durante o sono, à medida que passa por dois tipos principais de sono: REM (Movimento Rápido dos Olhos) sono e sono não-REM. Você provavelmente já ouviu falar do sono REM antes e pode saber que ele funciona como o ciclo mais benéfico. No entanto, novas pesquisas da John Hopkins Medicine sugerem que o não-REM é mais importante para a aprendizagem e restauração da memória e pode ser o mais restaurativo dos dois ciclos gerais. Enquanto dormimos, nós giramos através destes dois ciclos cerca de quatro a cinco vezes.

Os pesquisadores também apontam para a eficiência do cérebro em purgar os produtos residuais das células cerebrais durante o sono. Em um artigo da Wired sobre a ciência de priorizar o sono, Aric Prather, um cientista do sono da UCSF, diz: “O sono é tão crítico para tantas partes do nosso corpo e mente. Ele fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o metabolismo. Pode eliminar as toxinas que se acumulam no cérebro e prevenir doenças neurodegenerativas. O sono é como a máquina de lavar louça do cérebro”.

Infelizmente, existem muitos fatores externos que literalmente nos mantêm acordados à noite, e conseguir um sono estável e de qualidade pode ser um desafio para muitos. Se você está lidando com um novo bebê, uma condição de saúde existente, estresse no trabalho, problemas familiares, ou outros problemas que tornam difícil desligar na hora de dormir, os efeitos a curto e longo prazo de não conseguir dormir o suficiente são prevalentes o suficiente para que cientistas como Prather estão dedicando suas carreiras inteiras para estudar o sono, a fim de compreendê-lo e ajudar mais pessoas a dormir melhor.

“Quando analisamos todos os dados disponíveis sobre sono e saúde e sobre sono e doenças psiquiátricas, o maior risco é quando as pessoas dormem cinco horas ou menos”, diz Prather em um segmento de vídeo chamado Five Hours. “Ainda estamos descobrindo coisas novas todos os dias sobre como o sono funciona, mas apesar disso, todos nós sabemos que o sono é fundamental para a nossa saúde. Estou animado para que o sono aumente seu perfil entre outros comportamentos de saúde e obtenha o investimento e os cuidados de que precisa”.

Se você está enfrentando dificuldades prolongadas para dormir, eu o encorajo a procurar e trabalhar com seu médico de cuidados primários em uma estratégia para abordar quaisquer preocupações de saúde subjacentes para ajudar a otimizar seu sono. Sua saúde total depende disso!

Deixe uma resposta