Os “benefícios” das multivitaminas estão todos em sua cabeça: estudo

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Multivitamínicos

Multivitaminas são realmente pílulas mágicas para sua saúde, um novo estudo argumenta – mas simplesmente não da maneira que você poderia pensar.

Os “benefícios” para a saúde de multivitaminas podem ser apenas um truque da mente, dizem os pesquisadores.

Os adultos norte-americanos que tomam regularmente multivitaminas são 30% mais saudáveis do que as pessoas que não utilizam os suplementos, mostram os resultados de uma pesquisa financiada pelo governo federal.

Entretanto, um histórico médico abrangente – avaliando dezenas de doenças físicas e mentais – revelou zero diferenças reais de saúde entre pessoas que tomaram ou não multivitaminas.

“Os usuários de multivitaminas e não usuários não diferem em nenhum desses resultados clinicamente mensuráveis de saúde, mas relatam pelo menos sentir-se cerca de 30% melhor em sua saúde geral”, disse o pesquisador líder Manish Paranjpe, um estudante da Escola de Medicina de Harvard em Boston.

Reagindo às descobertas, Andrea Wong, vice-presidente sênior de assuntos científicos e regulamentares do Conselho para Nutrição Responsável, um grupo comercial da indústria de suplementos, citou problemas com o desenho do estudo. Os resultados “de forma alguma descontam os muitos benefícios dos multivitamínicos no combate à insuficiência de níveis de nutrientes e na promoção de uma saúde ótima, nem fornecem base para que os consumidores reconsiderem sua decisão de tomar um multivitamínico ou de tomar um no futuro”, disse Wong.

Cerca de um terço dos americanos tomam multivitaminas rotineiramente na crença de que elas contribuem para a boa saúde, disseram os pesquisadores em notas de fundo.

Mas estudos anteriores encontraram poucas evidências para apoiar qualquer benefício de multivitaminas para uma série de problemas de saúde que vão desde doenças cardíacas a câncer, disse Paranjpe.

Para ver se eles poderiam estabelecer algum benefício dos suplementos, os pesquisadores analisaram dados sobre mais de 21.000 pessoas coletados como parte da Pesquisa Nacional de Saúde dos Estados Unidos de 2012.

Os participantes foram questionados sobre seu uso de práticas médicas complementares, que incluíam a ingestão de suplementos vitamínicos.

Cerca de 5.000 pessoas disseram que tomavam regularmente multivitaminas, enquanto mais de 16.000 disseram que não tomavam. Os usuários regulares de multivitaminas eram significativamente mais velhos e tinham tendência a ter uma renda familiar mais alta; também eram mais propensos a serem mulheres, graduados universitários, casados e terem seguro de saúde.

Os participantes também foram questionados sobre uma miríade de problemas de saúde que poderiam afetá-los. Os pesquisadores os avaliaram, com base em suas respostas às perguntas da pesquisa:

  • Sua avaliação subjetiva de sua própria saúde.
  • Sua necessidade de ajuda nas atividades diárias rotineiras, que servem como medida de incapacidade.
  • Seu histórico de 10 problemas de saúde de longo prazo, como pressão alta, diabetes, asma e artrite.
  • Suas crises com 19 doenças comuns no último ano, incluindo infecções, perda de memória, disfunção neurológica e problemas músculo-esqueléticos.
  • Seu grau de angústia psicológica, que poderia indicar problemas com depressão ou ansiedade.

Os usuários de multivitamínicos tendem a se julgar mais saudáveis do que os não-usuários, mas os detalhes médicos de nitrogênio revelaram que eles realmente não o eram, os autores do estudo observaram.

A forte crença de que o trabalho com multivitamínicos pode enganar as pessoas para que se sintam mais saudáveis do que realmente são, disseram Paranjpe e seus colegas.

Também pode ser que as pessoas que tomam multivitaminas sejam “em geral, ou apenas naturalmente, pessoas mais positivas”, sugeriu Paranjpe.

Wong observou que o estudo foi baseado em dados de pesquisa que não perguntavam quais pessoas específicas estão tomando multivitamínicos ou com que freqüência ou há quanto tempo eles os tomam. Como tal, não pode provar uma relação de causa e efeito e deixa muitas perguntas sem resposta.

O papel principal de um multivitamínico é preencher as lacunas nutricionais e garantir que as pessoas recebam sua dose diária de nutrientes não consumidos como vitaminas A, C, D, E e K, cálcio, magnésio, fibra dietética, colina e potássio, disse Wong.

“As conclusões do estudo são um mau serviço para o público e não devem influenciar a decisão dos consumidores de tomar um suplemento multivitamínico ou outro produto dietético”, disse Wong.

Mas a pesquisa mostrou que a melhor maneira de obter os nutrientes e minerais necessários é através dos alimentos, disse Melissa Majumdar, coordenadora bariátrica do Hospital Universitário Emory Midtown em Atlanta, e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

“Como dietistas, a maioria de nós sente que pode obter uma variedade de nossos nutrientes e vitaminas de nossos alimentos, e é isso que a maioria de nós pregaria aos nossos pacientes”, disse Majumdar.

“Nós, como americanos, gostamos de algo tangível”. Gostamos de algo que sentimos que podemos fazer, um item de ação que é fácil”, continuou Majumdar. “Mas há certas coisas que não podemos obter de um comprimido, e sabemos que vitaminas e minerais não funcionam independentemente. Elas funcionam sinergicamente. Quando vitaminas e minerais foram estudados independentemente de um alimento, eles não têm o mesmo benefício”.

Paranjpe disse que estes resultados não devem ser interpretados para dizer que todos os suplementos são um desperdício de dinheiro.

“Certamente existem usos legítimos dos suplementos vitamínicos”, disse ele. “Por exemplo, durante a gravidez, o ácido fólico é normalmente prescrito para evitar defeitos no tubo neural da criança”.

Mas, Paranjpe acrescentou, para a população em geral que não tem nenhuma condição específica que requeira um multivitamínico ou suplemento vitamínico específico, “não temos realmente nenhuma evidência que sugira que tomar um multivitamínico diário ajude de alguma forma”.

A verdadeira preocupação é que as pessoas estão gastando dinheiro em multivitaminas que beneficiariam melhor sua saúde se fossem gastas em outro lugar, disse Paranjpe.

“Acreditamos que o dinheiro poderia ser melhor gasto em coisas que sabemos que têm um benefício positivo para a saúde, tais como fazer uma dieta saudável”, disse ele, exercitando ou socializando.

Os resultados foram publicados online no dia 9 de novembro na revista BMJ Open.

Referências

Medicalxpress.com | Multivitamins’ ‘benefits’ are all in your head: study

Manish D Paranjpe et al. Self-reported health without clinically measurable benefits among adult users of multivitamin and multimineral supplements: a cross-sectional study, BMJ Open (2020). DOI: 10.1136/bmjopen-2020-039119 , Abstract/Full Text

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