O Selênio e sua Importância

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Selênio

O selênio é um mineral encontrado no solo. O selênio aparece naturalmente na água e em alguns alimentos. Embora as pessoas precisem apenas de uma quantidade muito pequena, o selênio desempenha um papel fundamental no metabolismo.

Porque é que as pessoas tomam selénio?

O selênio tem atraído a atenção devido às suas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes protegem as células dos danos. A evidência de que os suplementos de selênio podem reduzir as probabilidades de cancro da próstata foi misturada, mas a maioria dos estudos sugere que não há benefícios reais. Selênio não parece afetar o risco de câncer colorretal ou de pulmão. Mas cuidado: alguns estudos sugerem que o selênio pode aumentar o risco de câncer de pele não-melanoma.

Entre as pessoas saudáveis nos EUA, as deficiências de selênio são incomuns. Mas algumas condições de saúde – como HIV, doença de Crohn e outras – estão associadas a baixos níveis de selênio. Pessoas que são alimentadas por via intravenosa também estão em risco de ter baixo teor de selênio. Os médicos às vezes sugerem que as pessoas com essas condições usam suplementos de selênio.

O selênio também foi estudado para o tratamento de dezenas de condições. Eles variam da asma à artrite, à caspa e à infertilidade. No entanto, os resultados têm sido inconclusivos.

Que quantidade de selênio deve tomar?

A quantidade total de selênio que deve obter dos alimentos e de quaisquer suplementos que tome. A maioria das pessoas pode obter a sua RDA de selênio a partir de alimentos.

Em alguns estudos para determinar se o selênio poderia ajudar na prevenção do câncer de próstata, os homens tomaram 100 microgramas por dia.

O limite superior seguro para o selênio é de 400 microgramas por dia em adultos. Qualquer coisa acima desse limite é considerada uma overdose.

GrupoIngestão diária recomendada
Crianças 1-320 microgramas / dia
Crianças 4-830 microgramas / dia
Crianças 9-1340 microgramas / dia
Adultos e crianças de 14 anos ou mais55 microgramas / dia
Mulheres grávidas60 microgramas / dia
Mulheres que amamentam70 microgramas / dia

Consegues obter selênio naturalmente dos alimentos?

O teor de selênio dos alimentos depende em grande medida da localização e das condições do solo, que variam muito.

As boas fontes naturais de selênio incluem:

  • Nozes, como castanhas e nozes
  • Muitos peixes de água doce e salgada, como atum, bacalhau, pargo e arenque
  • Carne de bovino e aves
  • Grãos

Os alimentos integrais são as melhores fontes de selênio. O mineral pode ser destruído durante o processamento.

Quais são os riscos de tomar selênio?

  • Efeitos secundários. Tomado em doses normais, o selênio não tem normalmente efeitos secundários. Uma sobredosagem de selênio pode causar mau hálito, febre e náuseas, bem como problemas hepáticos, renais, cardíacos e outros sintomas. Em níveis suficientemente altos, o selênio pode causar a morte.
  • Interações. O selênio também pode interagir com outros medicamentos e suplementos, como alguns antiácidos, quimioterápicos, corticosteroides, niacina, medicamentos para baixar o colesterol e pílulas anticoncepcionais.
  • Câncer de pele. Os suplementos de selênio podem estar associados a um risco de cancro da pele (carcinoma espinocelular), pelo que as pessoas com elevado risco de cancro da pele não devem tomar estes suplementos.

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