O Óleo de Coco e seus Benefícios

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Óleo de coco

O óleo de coco é um dos poucos alimentos que podem ser classificados como um “super-alimento”.
A sua combinação única de ácidos gordos pode ter efeitos positivos na sua saúde.
Isso inclui perda de gordura, melhor função cerebral e vários outros benefícios impressionantes.
Aqui estão os 10 principais benefícios para a saúde baseados em evidências do óleo de coco.

O óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades medicinais potentes

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas saudáveis que têm efeitos diferentes da maioria das outras gorduras na sua dieta.

Estas gorduras podem aumentar a queima de gordura e fornecer o seu corpo e cérebro com energia rápida. Eles também aumentam o bom colesterol HDL em seu sangue, que está ligado à redução do risco de doença cardíaca.

A maioria das gorduras na dieta são chamados de triglicerídeos de cadeia longa, mas as gorduras no óleo de coco são conhecidos como triglicerídeos de cadeia média (MCTs). O que isto significa é que os ácidos gordos são mais curtos do que a maioria das outras gorduras.

Quando você come estes tipos de gorduras, eles vão direto para o fígado, onde são usados como uma fonte rápida de energia ou transformados em cetonas.

As cetonas podem ter poderosos benefícios para o cérebro, e estão a ser estudadas como tratamento para a epilepsia, Alzheimer e outras doenças.

Resumindo: O óleo de coco é rico em gorduras chamadas triglicérides de cadeia média, que são metabolizados de forma diferente da maioria das outras gorduras. Estas gorduras especiais são responsáveis por uma grande parte dos benefícios para a saúde do óleo de coco.

As populações que comem muito óleo de coco são saudáveis

O coco é um alimento exótico no mundo ocidental, consumido principalmente por pessoas conscientes da saúde.

No entanto, em algumas partes do mundo, o coco (carregado com óleo de coco) é um alimento básico da dieta que as pessoas têm prosperado por muitas gerações.

O melhor exemplo dessa população são os Tokelauans, que vivem no Pacífico Sul.

Costumavam comer mais de 60% das suas calorias de cocos. Quando estudados, eles foram encontrados em excelente saúde, com taxas muito baixas de doenças cardíacas.

Outro exemplo de uma população que comeu muito coco e permaneceu em excelente saúde são os Kitavans.

Resumindo: Várias populações em todo o mundo prosperaram durante várias gerações comendo quantidades enormes de coco.

O óleo de coco pode aumentar a queima de gordura

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo.

Enquanto algumas pessoas pensam que a obesidade é apenas uma questão de calorias, outras (incluindo eu próprio) acreditam que as fontes dessas calorias também são importantes.

É um fato que os alimentos diferentes afetam nossos corpos e hormônios de maneiras diferentes. A este respeito, uma caloria não é uma caloria.

Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) no óleo de coco podem aumentar quantas calorias você queima em comparação com a mesma quantidade de calorias de gorduras de cadeia mais longa (4Trusted Source).

Um estudo descobriu que 15-30 gramas de MCTs por dia aumentaram o gasto energético de 24 horas em 5%, totalizando cerca de 120 calorias por dia.

Resumindo: Os triglicérides médios da corrente no óleo de coco foram mostrados para aumentar as calorias queimadas sobre 24 horas por tanto quanto 5%.

O óleo de coco pode matar microrganismos nocivos

O ácido láurico 12-carbono constitui cerca de 50% dos ácidos gordos do óleo de coco.

Quando o ácido láurico é digerido, forma também uma substância chamada monolaurina.

Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos nocivos como bactérias, vírus e fungos (6Trusted Source).

Por exemplo, estas substâncias têm demonstrado ajudar a matar a bactéria Staphylococcus aureus (um patógeno muito perigoso) e a levedura Candida albicans, uma fonte comum de infecções por leveduras em humanos.

Resumindo: Os ácidos graxos do óleo de coco podem matar patógenos nocivos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Isto pode potencialmente ajudar a prevenir infecções.

O óleo de coco pode reduzir sua fome, ajudando-o a comer menos

Uma característica interessante dos ácidos gordos no óleo de coco é que eles podem reduzir a fome.

Isto pode estar relacionado com a forma como as gorduras são metabolizadas, porque as cetonas podem ter um efeito de redução do apetite.

Em um estudo, quantidades variáveis de triglicérides de cadeia média e longa foram fornecidas a 6 homens saudáveis.

Os homens que mais comeram MCTs comeram 256 menos calorias por dia, em média.

Outro estudo em 14 homens saudáveis descobriu que aqueles que comeram a maioria dos MCTs no café da manhã comeram menos calorias no almoço.

Estes estudos foram pequenos e só foram feitos por curtos períodos de tempo. Se este efeito persistisse a longo prazo, poderia ajudar a reduzir o peso corporal durante um período de vários anos.

Resumo: Os ácidos graxos do óleo de coco podem reduzir significativamente o apetite, o que pode levar à redução do peso corporal a longo prazo.

Os ácidos graxos dos cocos podem reduzir as convulsões

Uma dieta chamada cetogênica (carboneto muito baixo, gordura muito alta) está sendo estudada atualmente para tratar vários distúrbios.

A aplicação terapêutica mais conhecida desta dieta é o tratamento da epilepsia resistente a medicamentos em crianças.

Esta dieta envolve comer muito poucos carboidratos e grandes quantidades de gordura, levando a um grande aumento das concentrações de cetonas no sangue.

Por alguma razão, a dieta reduz drasticamente a taxa de convulsões em crianças epilépticas, mesmo aquelas que não tiveram sucesso com vários tipos diferentes de drogas.

Porque os ácidos gordos do óleo de coco são enviados para o fígado e transformados em cetonas, são frequentemente utilizados em pacientes epilépticos para induzir cetose, permitindo um pouco mais de carboidratos na dieta.

Resumindo: Os MCTs no óleo de coco podem aumentar a concentração de corpos cetônicos no sangue, o que pode ajudar a reduzir as convulsões em crianças epilépticas.

O óleo de coco pode aumentar o colesterol HDL bom

O óleo de coco contém gorduras saturadas naturais que aumentam o bom colesterol HDL no seu corpo. Eles também podem ajudar a transformar o colesterol LDL ruim em uma forma menos prejudicial.

Ao aumentar o HDL, muitos especialistas acreditam que o óleo de coco pode ser bom para a saúde do coração em comparação com muitas outras gorduras.

Em um estudo em 40 mulheres, o óleo de coco reduziu o colesterol total e LDL, aumentando o HDL em comparação com o óleo de soja.

Outro estudo em 116 pacientes mostrou que um programa dietético que incluía óleo de coco aumentou os níveis do bom colesterol HDL.

Resumindo: Alguns estudos mostraram que o óleo de coco pode aumentar os níveis sanguíneos de colesterol HDL, que está ligado à melhoria da saúde metabólica e a um menor risco de doença cardíaca.

O óleo de coco pode proteger sua pele, cabelo e saúde dental

O óleo de coco tem muitos usos que não têm nada a ver com comer.

Muitas pessoas estão usando-o para fins cosméticos e para melhorar a saúde ea aparência de sua pele e cabelo.

Estudos em indivíduos com pele seca mostram que o óleo de coco pode melhorar o teor de umidade da pele. Ele também pode reduzir os sintomas de eczema.

O óleo de coco também pode ser protetor contra danos aos cabelos e um estudo mostra a eficácia como um protetor solar fraco, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioleta do sol.

Outra aplicação é usá-lo como enxaguatório bucal em um processo chamado puxar óleo, que pode matar algumas das bactérias nocivas na boca, melhorar a saúde bucal e reduzir o mau hálito.

Resumindo: O óleo de coco também pode ser aplicado topicamente, com estudos que mostram que é eficaz como hidratante da pele e protege contra danos no cabelo.

Os ácidos graxos no óleo de coco podem aumentar a função cerebral em pacientes com Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em todo o mundo e ocorre principalmente em indivíduos idosos.

Em pacientes com Alzheimer, parece haver uma capacidade reduzida de usar glicose para obter energia em certas partes do cérebro.

Pesquisadores têm especulado que as cetonas podem fornecer uma fonte de energia alternativa para essas células cerebrais com mau funcionamento e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

Num estudo de 2006, o consumo de triglicéridos de cadeia média levou à melhoria da função cerebral em doentes com formas mais leves de Alzheimer.

No entanto, tenha em mente que a pesquisa ainda é cedo e não há nenhuma evidência que sugira que o próprio óleo de coco ajuda com a doença de Alzheimer.

Resumindo: Estudos preliminares sugerem que os triglicéridos de cadeia média podem aumentar os níveis sanguíneos de cetonas, fornecendo energia para as células cerebrais dos doentes de Alzheimer e aliviando os sintomas.

O óleo de coco pode ajudá-lo a perder gordura, especialmente a gordura abdominal prejudicial

Dado que o óleo de coco pode reduzir o apetite e aumentar o burning gordo, faz o sentido que pode também ajudar-lhe perder o peso.

O óleo de coco parece ser especialmente eficaz em reduzir a gordura da barriga, que se aloja na cavidade abdominal e em torno dos órgãos.

Esta é a gordura mais perigosa de todas e é altamente associada com muitas doenças crônicas ocidentais.

A circunferência da cintura é facilmente medida e é um grande marcador para a quantidade de gordura na cavidade abdominal.

Em um estudo com 40 mulheres com obesidade abdominal, a suplementação com 30 mL (2 colheres de sopa) de óleo de coco por dia levou a uma redução significativa do IMC e da circunferência da cintura durante um período de 12 semanas.

Outro estudo em 20 homens obesos observou uma redução na circunferência da cintura de 1,1 polegadas (2,86 cm) após 4 semanas de 30 mL (2 colheres de sopa) de óleo de coco por dia.

O óleo de coco ainda é alto em calorias, então você não deve adicionar uma tonelada dele à sua dieta. Mas substituir algumas de suas outras gorduras cozinhando com óleo de coco poderia ter um benefício pequeno da perda do peso.

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