O Manganês e sua Importância

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Manganês

Manganês é um mineral que é encontrado em vários alimentos, incluindo nozes, legumes, sementes, chá, grãos integrais e vegetais verdes folhosos. É considerado um nutriente essencial, pois o organismo exige que ele funcione corretamente. As pessoas usam manganês como remédio.

O manganês é tomado por via oral para a deficiência de manganês. Também é usado para ossos fracos e quebradiços (osteoporose), osteoartrite e outras condições.

O Manganês é administrado por via intravenosa (via IV) para deficiência de manganês e como oligoelemento em um preparado nutricional que é administrado por via IV chamado nutrição parenteral total (TPN).

O manganês é aplicado na pele para a cicatrização de feridas.

Como funciona?

Manganês é um nutriente essencial envolvido em muitos processos químicos no corpo, incluindo o processamento de colesterol, carboidratos e proteínas. Também pode estar envolvido na formação óssea.

Usos & Eficácia

Efetivo para

Deficiência de manganês. Tomar manganês por via oral ou administrar manganês por via intravenosa (por via intravenosa) ajuda a tratar ou prevenir os baixos níveis de manganês no organismo. Além disso, tomar manganês por via oral, juntamente com outras vitaminas e minerais, pode promover o crescimento em crianças com baixos níveis de manganês nos países em desenvolvimento.

Provas insuficientes para

  • Febre dos fenos. Usar um spray nasal de água salgada com adição de manganês parece reduzir os episódios de febre do feno aguda, mas um spray simples de água salgada pode funcionar igualmente bem.
  • Uma doença pulmonar que dificulta a respiração (doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC). Pesquisas iniciais mostram que dar manganês, selênio e zinco por via intravenosa (até IV) pode ajudar pessoas com DPOC agravada a respirar sozinhas sem a ajuda de uma máquina mais cedo.
  • Obesidade. Pesquisas iniciais mostram que tomar um produto específico contendo manganês, 7-oxo-DHEA, L-tirosina, extrato de raiz de espargo, bitartrato de colina, inositol, gluconato de cobre e iodeto de potássio por via oral por 8 semanas pode reduzir ligeiramente o peso em pessoas com excesso de peso. Não está claro se tomar manganês sozinho tem um efeito sobre o peso.
  • Osteoartrite. Tomar um produto específico contendo manganês, cloridrato de glucosamina e sulfato de condroitina por via oral durante 4 meses melhora a dor e a capacidade de realizar atividades normais em pessoas com osteoartrite do joelho e das costas. No entanto, muitos estudos mostram que tomar glucosamina mais condroitina sem manganês pode ajudar a tratar a osteoartrite. Portanto, os efeitos do manganês não são claros.
  • Ossos fracos e quebradiços (osteoporose). Tomar manganês pela boca em combinação com cálcio, zinco e cobre reduz a perda óssea na coluna vertebral em mulheres mais velhas. Além disso, tomar um produto específico contendo manganês, cálcio, vitamina D, magnésio, zinco, cobre e boro por um ano parece melhorar a massa óssea em mulheres com ossos fracos. No entanto, muitos estudos mostram que tomar cálcio mais vitamina D sem manganês pode ajudar a tratar a osteoporose. Portanto, os efeitos do manganês não são claros.
  • Síndrome Pré-Menstrual (TPM). Pesquisas iniciais mostram que tomar manganês junto com cálcio ajuda a melhorar os sintomas da TPM, incluindo dor, choro, solidão, ansiedade, inquietação, irritabilidade, alterações de humor, depressão e tensão. Os pesquisadores não têm certeza se a melhoria é devido ao cálcio, manganês, ou a combinação.
  • Cicatrização de feridas. Pesquisas iniciais mostram que a aplicação de um curativo contendo manganês, cálcio e zinco em feridas crônicas na pele por 12 semanas pode melhorar a cicatrização de feridas.
  • Anemia.
  • Outras condições.

Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do manganês para esses usos.

Efeitos secundários e segurança

Quando tomado pela boca: O Manganês é LIQUELAMENTE SEGURO para a maioria dos adultos quando tomado por via oral em quantidades até 11 mg por dia. No entanto, as pessoas que têm dificuldade em se livrar do manganês do corpo, como as pessoas com doença hepática, podem ter efeitos colaterais ao tomar menos de 11 mg por dia. Tomar mais de 11 mg por dia por via oral é POSSIBILMENTE UNSAFE para a maioria dos adultos.

Quando administrado por IV: Manganês é LIKELY SAFE quando administrado por IV como parte da nutrição parenteral sob a supervisão de um profissional de saúde. É geralmente recomendado que a nutrição parenteral não forneça mais do que 55 mcg de manganês por dia, especialmente quando usado a longo prazo. Receber mais de 55 mcg de manganês por dia até IV como parte da nutrição parenteral é POSSIBILMENTE UNSAFE para a maioria dos adultos.

Quando inalado: O Manganês é LIKELY UNSAFE quando inalado por adultos por longos períodos de tempo. O excesso de manganês no corpo pode causar efeitos colaterais graves, incluindo sintomas semelhantes à doença de Parkinson, como tremores.
Precauções e Avisos Especiais:
Crianças: Tomar manganês pela boca é LIKELY SAFE para crianças de 1 a 3 anos em quantidades inferiores a 2 mg por dia; para crianças de 4 a 8 anos em quantidades inferiores a 3 mg por dia; para crianças de 9 a 13 anos em quantidades inferiores a 6 mg por dia; e para crianças de 14 a 18 anos em quantidades inferiores a 9 mg por dia. Manganês em doses maiores do que as descritas é POSSIBILMENTE UNSAFE. Fale com o seu médico antes de dar manganês a crianças. Doses elevadas de manganês podem causar efeitos secundários graves. O manganês é LIKELY UNSAFE quando inalado por crianças.

Gravidez e amamentação: O Manganês é LIKELY SAFE em mulheres adultas grávidas ou a amamentar com idade igual ou superior a 19 anos quando tomado por via oral em doses inferiores a 11 mg por dia. No entanto, as mulheres grávidas e lactantes com menos de 19 anos devem limitar as doses a menos de 9 mg por dia. O manganês é POSSIBILMENTE UNSAFE quando tomado por via oral em doses mais elevadas. Doses acima de 11 mg por dia são mais susceptíveis de causar efeitos secundários graves. O Manganês é LIKELY UNSAFE quando inalado por mulheres grávidas ou a amamentar.

Doença hepática a longo prazo: Pessoas com doença hepática a longo prazo têm dificuldade em se livrar de manganês. O manganês pode se acumular nessas pessoas e causar tremores, problemas mentais como psicose e outros efeitos colaterais. Se você tem doença hepática, tome cuidado para não ingerir muito manganês.

Anemia por deficiência de ferro: Pessoas com anemia por deficiência de ferro parecem absorver mais manganês do que outras pessoas. Se você tem essa condição, tome cuidado para não ingerir muito manganês.

Nutrição que é administrada por via intravenosa (por via intravenosa). Pessoas que recebem nutrição intravenosa (por via intravenosa) têm um risco aumentado de efeitos colaterais devido ao manganês.

Interação moderada

Tenha cuidado com esta combinação

Antibióticos (antibióticos Quinolona) interagem com MANGANESE

Manganês pode diminuir a quantidade de antibiótico que o corpo absorve. Tomar manganês junto com alguns antibióticos pode diminuir a eficácia de alguns antibióticos. Para evitar esta interação tomar suplementos de manganês pelo menos uma hora após os antibióticos.

Alguns destes antibióticos que podem interagir com o manganês incluem ciprofloxacina (Cipro), enoxacina (Penetrex), norfloxacina (Chibroxin, Noroxin), esparfloxacina (Zagam), trovafloxacina (Trovan), e grepafloxacina (Raxar).

Antibióticos (antibióticos tetraciclina) interagem com MANGANESE

O manganês pode ligar-se às tetraciclinas no estômago. Isto diminui a quantidade de tetraciclinas que podem ser absorvidas. Tomar manganês com tetraciclinas pode diminuir a eficácia das tetraciclinas. Para evitar essa interação, tomar manganês duas horas antes ou quatro horas depois de tomar tetraciclinas.

Algumas tetraciclinas incluem demeclociclina (Declomycin), minociclina (Minocin) e tetraciclina (Achromycin).

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