O jejum intermitente funciona, ajuda pelo menos a curto prazo

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23 de dezembro de 2021 – intermitente jejum pode levar a perda de peso e outros benefícios para a saúde, pelo menos no curto prazo, sugerem novas pesquisas.

Resultados combinados de um total de 130 testes clínicos mostram que o jejum intermitente pode ajudar a reduzir o peso, índice de massa corporal (IMC), gordura corporal, “ruim” colesterol, jejum açúcar sanguíneo, e pressão arterial, entre outros fatores de risco associados à obesidade.

Dois tipos específicos de jejum intermitente foram associados a significativa perda de peso e outros benefícios à saúde. Um, denominado jejum em dias alternados modificado, envolve a alternância de um dia de alimentação normal com o consumo de no máximo 600 no dia seguinte.

A outra, chamada de “Dieta 5: 2”, é semelhante, mas envolve 2 dias por semana de alimentação com zero ou muito baixas calorias e 5 dias de alimentação normal.

Menos benéficos foram as refeições com restrição de tempo, envolvendo jejum de 12 a 24 horas por dia, e “jejum de zero caloria em dias alternados”, em que nenhum alimento é consumido em dias alternados.

“Nossos resultados apóiam o papel do jejum intermitente, especialmente o jejum em dias alternados modificado, em adultos com sobrepeso ou obesidade como uma abordagem de perda de peso com outros benefícios para a saúde. Mas os indivíduos precisam consultar seus médicos primeiro ”, diz o principal autor da pesquisa, Chanthawat Patikorn, da Universidade Chulalongkorn, na Tailândia.

E há um grande obstáculo: a maioria dos estudos durou apenas cerca de 3 meses.

Entre os que duram mais, a perda de peso pareceu estabilizar em cerca de 6 meses, seja porque o corpo se adaptou ao padrão alimentar ou porque os participantes não conseguiram manter o dietas.

“Ainda faltam dados para ver se isso pode funcionar a longo prazo. Vemos perda de peso e melhores perfis metabólicos, mas ainda não sabemos se o jejum intermitente pode levar à redução de mortes ou eventos cardiovasculares ”, diz Patikorn.

Por outro lado, “Eu diria que se o paciente estiver interessado em fazer jejum intermitente, não há evidências de que isso seja uma coisa ruim”.

Ele alertou, no entanto, que os padrões em que você não consome nada por longos períodos de tempo podem representar um perigo para pessoas com diabetes que usam insulina ou são propensas a baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)

Fonte: www.webmd.com

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