O Iodo e sua Importância

0
5
Iôdo

O que é iodo e o que faz?

O iodo é um mineral encontrado em alguns alimentos. O corpo precisa de iodo para produzir hormônios da tireóide. Esses hormônios controlam o metabolismo do corpo e muitas outras funções importantes. O corpo também precisa de hormônios da tireóide para o desenvolvimento adequado dos ossos e do cérebro durante a gravidez e a infância. Obter iodo suficiente é importante para todos, especialmente bebês e mulheres grávidas.

De quanto iodo preciso?

A quantidade de iodo que você precisa a cada dia depende da sua idade. As quantidades médias diárias recomendadas estão listadas abaixo em microgramas (mcg).

Estágio da vidaQuantia recomendada
Aniversário de 6 meses110 mcg
Bebês de 7–12 meses130 mcg
Crianças de 1–8 anos90 mcg
Crianças 9–13 anos120 mcg
Adolescentes 14–18 anos150 mcg
Adultos150 mcg
Adolescentes grávidas e mulheres220 mcg
Mulheres e adolescentes que amamentam290 mcg

Que alimentos fornecem iodo?

O Iodine é encontrado naturalmente em alguns alimentos e é adicionado também ao sal que é etiquetado como “iodized”. Você pode obter quantidades recomendadas de iodo comendo uma variedade de alimentos, incluindo o seguinte:

  • Peixes (como o bacalhau e o atum), algas, camarões e outros frutos do mar, geralmente ricos em iodo.
  • Produtos lácteos (como leite, iogurte e queijo) e produtos feitos de grãos (como pães e cereais), que são as principais fontes de iodo na dieta americana.
  • Frutas e vegetais, que contêm iodo, embora a quantidade dependa do iodo no solo onde cresceu e em qualquer fertilizante utilizado.
  • Sal iodado, que está prontamente disponível nos Estados Unidos e em muitos outros países. Os alimentos processados, entretanto, tais como sopas enlatadas, quase nunca contêm sal iodado.

Que tipos de suplementos dietéticos de iodo estão disponíveis?

O iodo está disponível em suplementos dietéticos, geralmente sob a forma de iodeto de potássio ou iodeto de sódio. Muitos suplementos multivitamínico-minerais contêm iodo. Também estão disponíveis suplementos dietéticos de algas contendo iodo (uma alga marinha).

Estou a receber iodo suficiente?

A maioria das pessoas nos Estados Unidos recebe iodo suficiente de alimentos e bebidas. No entanto, certos grupos de pessoas são mais propensos do que outros a ter dificuldade em obter iodo suficiente:

  • Pessoas que não usam sal iodado. A adição de iodo ao sal é a estratégia mais utilizada para controlar a deficiência de iodo. Actualmente, cerca de 70% das famílias em todo o mundo utilizam sal iodado.
  • Mulheres grávidas. Mulheres grávidas precisam de cerca de 50% mais iodo do que outras mulheres para fornecer iodo suficiente para seu bebê. Pesquisas mostram que muitas mulheres grávidas nos Estados Unidos podem não receber iodo suficiente, embora os especialistas não saibam se isso afeta seus bebês.
  • Pessoas que vivem em regiões com solos deficientes em iodo que comem principalmente alimentos locais. Estes solos produzem culturas com baixos níveis de iodo. Entre as regiões com solos mais pobres em iodo estão as regiões montanhosas, como os Himalaias, os Alpes e as regiões dos Andes, bem como os vales fluviais no Sul e Sudeste Asiático.
  • Pessoas que recebem quantidades marginais de iodo e que também comem alimentos contendo goitrógenos. Goitrógenos são substâncias que interferem na forma como o corpo usa o iodo. Estão presentes em alguns alimentos vegetais, incluindo soja, e vegetais cruciferos, como couve, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Para a maioria das pessoas nos Estados Unidos que recebem quantidades adequadas de iodo, comer quantidades razoáveis de alimentos contendo goitrógenos não é uma preocupação.

O que acontece se eu não receber iodo suficiente?

A deficiência de iodo é incomum nos Estados Unidos e no Canadá. Pessoas que não recebem iodo suficiente não conseguem produzir quantidades suficientes de hormônio tireoidiano. Isso pode causar muitos problemas. Em mulheres grávidas, a deficiência grave de iodo pode prejudicar permanentemente o feto, causando atraso no crescimento, retardo mental e atraso no desenvolvimento sexual. Uma deficiência de iodo menos grave pode causar um QI inferior à média em bebês e crianças e diminuir a capacidade dos adultos de trabalhar e pensar claramente. Bócio, uma glândula tireóide aumentada, é frequentemente o primeiro sinal visível de deficiência de iodo.

Quais são alguns efeitos do iodo na saúde?

Os cientistas estão estudando o iodo para entender como ele afeta a saúde. Aqui estão alguns exemplos do que esta pesquisa tem mostrado.

Desenvolvimento fetal e infantil

As mulheres que estão grávidas ou a amamentar precisam de obter iodo suficiente para que os seus bebés cresçam e se desenvolvam corretamente. As crianças amamentadas recebem iodo do leite materno. No entanto, o teor de iodo do leite materno depende da quantidade de iodo que a mãe recebe.

Para disponibilizar quantidades adequadas de iodo para um desenvolvimento fetal e infantil adequado, vários grupos nacionais e internacionais recomendam que as mulheres grávidas, lactantes e lactantes tomem suplementos de iodo. Nos Estados Unidos e Canadá, a American Thyroid Association recomenda que as mulheres grávidas e lactantes tomem suplementos vitamínicos/minerais pré-natais contendo iodo (150 mcg/dia). No entanto, apenas cerca de metade das multivitaminas pré-natais vendidas nos Estados Unidos contêm iodo.

Função cognitiva durante a infância

A deficiência grave de iodo durante a infância tem efeitos nocivos no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Os efeitos da deficiência ligeira de iodo durante a infância são mais difíceis de medir, mas a deficiência ligeira de iodo pode causar problemas subtis no desenvolvimento neurológico.

A administração de suplementos de iodo a crianças com deficiência ligeira de iodo melhora a sua capacidade de raciocínio e a função cognitiva geral. Em crianças que vivem em áreas com deficiência de iodo, os suplementos de iodo parecem melhorar o desenvolvimento físico e mental. São necessários mais estudos para compreender plenamente os efeitos da deficiência ligeira de iodo e dos suplementos de iodo na função cognitiva.

Doença fibrocística da mama

Embora não seja prejudicial, a doença fibrocística da mama provoca seios irregulares e dolorosos. Ela afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva, mas também pode ocorrer durante a menopausa. Doses muito elevadas de suplementos de iodo pode reduzir a dor e outros sintomas de doença fibrocística da mama, mas mais estudo é necessário para confirmar isso. Verifique com o seu médico antes de tomar iodo para esta condição, especialmente porque o iodo pode ser inseguro em altas doses.

Cancro da tiróide induzido por radiação

Os acidentes nucleares podem libertar iodo radioativo para o ambiente, aumentando o risco de cancro da tiroide em pessoas expostas ao iodo radioativo, especialmente crianças. Pessoas com deficiência de iodo que estão expostas ao iodo radioativo estão especialmente em risco de desenvolver câncer de tireoide. Os E.U. Food and Drug Administration aprovou o iodeto de potássio como um agente bloqueador da tireoide para reduzir o risco de câncer de tireoide em emergências de radiação.

O iodo pode ser prejudicial?

Sim, se você começar demasiado. Obter níveis elevados de iodo pode causar alguns dos mesmos sintomas que a deficiência de iodo, incluindo bócio (uma glândula tireoide aumentada). A ingestão elevada de iodo também pode causar inflamação da glândula tireoide e câncer de tireoide. Tomar uma dose muito grande de iodo (várias gramas, por exemplo) pode causar queimaduras na boca, garganta e estômago, febre, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, pulso fraco e coma.

Os limites superiores para o iodo estão listados abaixo. Estes níveis não se aplicam a pessoas que estão a tomar iodo por razões médicas sob os cuidados de um médico.

Estágio da vidaEstágio de vida
Nascimento a 12 meses:Não estabelecido
Crianças de 1–3 anos:200 mcg
Crianças 4–8 anos:300 mcg
Crianças 9–13 anos:600 mcg
Adolescentes 14–18 anos:900 mcg
Adultos:1,100 mcg

Há alguma interação com o iodo que eu deva saber?

Sim. Os suplementos de iodo podem interagir ou interferir com os medicamentos que toma. Aqui estão vários exemplos:

  • Os suplementos de iodo podem interagir com medicamentos anti-tiroidianos como o methimazole (Tapazole®), usado no tratamento do hipertiroidismo. Tomar doses altas de iodo com medicamentos anti-tiroidianos pode fazer com que seu corpo produza muito pouco hormônio tireoidiano.
  • Tomar iodeto de potássio com medicamentos para a hipertensão arterial conhecidos como inibidores da ECA pode aumentar a quantidade de potássio no seu sangue para um nível inseguro. Os inibidores ACE incluem benazepril (Lotensin®), lisinopril (Prinivil® e Zestril®), e fosinopril (Monopril®).
  • A quantidade de potássio no seu sangue também pode ficar muito elevada se tomar iodeto de potássio com diuréticos que economizam potássio, como espironolactona (Aldactone®) e amilorida (Midamor®).

Informe o seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde sobre todos os suplementos dietéticos e medicamentos que esteja a tomar. Eles podem dizer-lhe se esses suplementos dietéticos podem interagir ou interferir com a sua prescrição ou medicamentos de venda livre ou se os medicamentos podem interferir com a forma como o seu corpo absorve, usa ou decompõe nutrientes.

Iodo e alimentação saudável

Os povos devem começar a maioria de seus nutrientes do alimento, recomenda as directrizes dietéticas do governo federal para americanos. Os alimentos contêm vitaminas, minerais, fibras dietéticas e outras substâncias que beneficiam a saúde. Em alguns casos, alimentos fortificados e suplementos dietéticos podem fornecer nutrientes que de outra forma podem ser consumidos em quantidades inferiores às recomendadas. Para mais informações sobre a construção de uma dieta saudável, consulte as Diretrizes dietéticas para Americansexternal link disclaimer e o MyPlateexternal link disclaimer do Departamento de Agricultura dos EUA.

Deixe uma resposta