O Fósforo na sua dieta

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Fósforo

O que é fósforo?

O fósforo é o segundo mineral mais abundante em seu corpo. O primeiro é o cálcio. Seu corpo necessita o fósforo para muitas funções, tais como filtrar o desperdício e reparar o tecido e as pilhas.

A maioria de povos começam a quantidade de fósforo que necessitam com suas dietas diárias. No fato, é mais comum ter demasiado fósforo em seu corpo do que demasiado pouco. A doença do kidney ou comer demasiado fósforo e não bastante cálcio pode conduzir a um excesso do fósforo.

Entretanto, determinadas circunstâncias da saúde (tais como o diabetes e o alcoolismo) ou medicamentos (tais como alguns antiácidos) podem causar níveis do fósforo em seu corpo cair demasiado baixo.

Níveis de fósforo muito altos ou muito baixos podem causar complicações médicas, como doenças cardíacas, dores nas articulações ou fadiga.

O que faz o fósforo?

Você precisa de fósforo para manter seus ossos fortes e saudáveis, para ajudar a produzir energia e mover seus músculos.

Além disso, o fósforo ajuda:

  • construir ossos e dentes fortes
  • filtrar os resíduos nos rins
  • gerir a forma como o seu corpo armazena e utiliza a energia
  • crescer, manter e reparar tecidos e células
  • produzir ADN e ARN – os blocos de construção genética do corpo
  • equilibrar e usar vitaminas como as vitaminas B e D, bem como outros minerais como iodo, magnésio e zinco
  • ajudar na contração muscular
  • manter um ritmo cardíaco regular
  • facilitar a condução nervosa
  • reduzir a dor muscular após o exercício

Que alimentos contêm fósforo?

A maioria dos alimentos contém fósforo. Os alimentos que são ricos em proteínas são também excelentes fontes de fósforo. Estes incluem:

  • carne e aves de capoeira
  • pescar
  • leite e outros produtos lácteos
  • ovos
  • nozes e sementes
  • feijões

Quando a sua dieta contém cálcio e proteínas suficientes, é provável que tenha fósforo suficiente. Isso é porque muitos dos alimentos que são elevados no cálcio são também elevados no fósforo.

Algumas fontes do alimento sem proteína contêm também o fósforo. Por exemplo:

  • grãos integrais
  • batatas
  • alho
  • frutos secos
  • bebidas gaseificadas (o ácido fosfórico é utilizado para produzir a carbonatação)

As versões integrais do pão e dos cereais contêm mais fósforo do que as fabricadas com farinha branca. No entanto, os seres humanos não podem absorver fósforo em alimentos de cereais integrais.

De quanto fósforo você precisa?

A quantidade de fósforo que você precisa na sua dieta depende da sua idade.

Os adultos precisam de menos fósforo do que as crianças entre 9 e 18 anos, mas mais do que as crianças com menos de 8 anos.

O Linus Pauling Institute recomenda a seguinte ingestão diária:

  • adultos (19 anos ou mais): 700 mg
  • crianças (9 a 18 anos): 1.250 mg
  • crianças (4 a 8 anos): 500 mg
  • crianças (1 a 3 anos): 460 mg
  • lactentes (7 a 12 meses): 275 mg
  • lactentes (0 a 6 meses): 100 mg

Poucas pessoas precisam de tomar suplementos de fósforo. A maioria de povos podem começar a quantidade necessária do fósforo com os alimentos que comem.

Riscos associados a demasiado fósforo

Demasiado fosfato pode ser tóxico. Um excesso do mineral pode causar diarreia, bem como um endurecimento dos órgãos e tecidos moles.

Altos níveis de fósforo podem afetar a capacidade do seu corpo de usar eficazmente outros minerais, como ferro, cálcio, magnésio e zinco. Pode combinar-se com o cálcio causando a formação de depósitos minerais nos seus músculos.

É raro ter demasiado fósforo no sangue. Tipicamente, apenas as pessoas com problemas renais ou aqueles que têm problemas para regular o seu cálcio desenvolvem este problema.

Riscos associados ao fósforo muito pequeno

Alguns medicamentos podem baixar os níveis de fósforo do seu corpo. Os exemplos incluem:

  • insulina
  • inibidores da ECA
  • corticosteróides
  • antiácidos
  • anticonvulsivos

Os sintomas de fósforo baixo podem incluir:

  • dor nas articulações ou nos ossos
  • perda de apetite
  • irritabilidade ou ansiedade
  • fadiga
  • fraco desenvolvimento ósseo em crianças

Se você fizer exame destes medicamentos, fale a seu doutor sobre se você deve comer alimentos elevados no fósforo ou fazer exame de suplementos do fósforo.

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