O consumo de açúcar adicionado dobra a produção de gordura

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Refrigerante

Muito açúcar não é saudável – isso nós sabemos, mas não se deve apenas às muitas calorias. Mesmo quantidades moderadas de frutose e sacarose adicionadas dobram a produção de gordura do próprio corpo no fígado, pesquisadores da Universidade de Zurique e do Hospital Universitário de Zurique têm demonstrado. A longo prazo, isto contribui para o desenvolvimento da diabetes ou de um fígado gorduroso.

O açúcar é adicionado a muitos alimentos comuns, e as pessoas na Suíça consomem mais de 100 gramas dele todos os dias. O alto teor calórico do açúcar causa excesso de peso e obesidade, e as doenças associadas. Mas será que um excesso de açúcar tem outros efeitos nocivos se consumido regularmente? E, em caso afirmativo, quais açúcares em particular?

Mesmo quantidades moderadas de açúcar aumentam a síntese de gordura.

Pesquisadores da Universidade de Zurique (UZH) e do Hospital Universitário de Zurique (USZ) têm investigado estas questões. Em comparação com estudos anteriores, que examinaram principalmente o consumo de quantidades muito altas de açúcar, seus resultados mostram que mesmo quantidades moderadas levam a uma mudança no metabolismo dos participantes do teste. “Oitenta gramas de açúcar por dia, o que equivale a cerca de 0,8 litros de um refrigerante normal, impulsiona a produção de gordura no fígado”. E a produção de gordura hiperativa continua por mais tempo, mesmo que não se consuma mais açúcar”, diz o líder do estudo Philipp Gerber do Departamento de Endocrinologia, Diabetologia e Nutrição Clínica.

Noventa e quatro homens jovens saudáveis participaram do estudo. Todos os dias, durante um período de sete semanas, eles consumiram uma bebida adoçada com diferentes tipos de açúcar, enquanto o grupo de controle não o fez. As bebidas continham frutose, glicose ou sacarose (açúcar de mesa que é uma combinação de frutose e glicose). Os pesquisadores então utilizaram marcadores (substâncias rotuladas que podem ser rastreadas à medida que se movem pelo corpo) para analisar o efeito das bebidas açucaradas sobre o metabolismo lipídico.

Frutose e sacarose, produção de gordura dupla além da ingestão de alimentos

Em geral, os participantes não consumiram mais calorias do que antes do estudo, pois a bebida açucarada aumentou a saciedade e, portanto, reduziram o consumo de calorias de outras fontes. No entanto, os pesquisadores observaram que a frutose tem um efeito negativo: “A produção de gordura do próprio corpo no fígado era duas vezes maior no grupo da frutose do que no grupo da glicose ou do grupo de controle – e este ainda era o caso mais de doze horas após a última refeição ou consumo de açúcar”, diz Gerber. Particularmente surpreendente foi que o açúcar que mais comumente consumimos, a sacarose, impulsionou a síntese de gordura um pouco mais do que a mesma quantidade de frutose. Até agora, pensava-se que a frutose era a que mais provavelmente causaria tais mudanças.

Desenvolvimento de fígado gorduroso ou diabetes mais provável

O aumento da produção de gordura no fígado é um primeiro passo significativo no desenvolvimento de doenças comuns, como o fígado gorduroso e a diabetes tipo 2. Do ponto de vista da saúde, a Organização Mundial da Saúde recomenda limitar o consumo diário de açúcar a cerca de 50 gramas ou, melhor ainda, a 25 gramas. “Mas estamos longe dessa marca na Suíça”, diz Philipp Gerber. “Nossos resultados são um passo crítico na pesquisa dos efeitos nocivos dos açúcares adicionados e serão muito significativos para futuras recomendações dietéticas”.

Referências

Consumption of added sugar doubles fat production
https://medicalxpress.com/news/2021-03-consumption-added-sugar-fat-production.html
Bettina Geidl-Flueck et al. Fructose- and sucrose- but not glucose-sweetened beverages promote hepatic de novo lipogenesis: A randomized controlled trial, Journal of Hepatology (2021). DOI: 10.1016/j.jhep.2021.02.027

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