Nervo ciático inflamado

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Nervo ciático

Ciática refere-se à dor que irradia ao longo do caminho do nervo ciático, que se ramifica da parte inferior das costas através das ancas e nádegas e para baixo de cada perna. Normalmente, a ciática afeta apenas um lado do seu corpo.

A ciática ocorre mais comumente quando uma hérnia de disco, esporão ósseo na coluna vertebral ou estreitamento da coluna vertebral (estenose espinhal) comprime parte do nervo. Isso causa inflamação, dor e muitas vezes alguma dormência na perna afetada.

Embora a dor associada à ciática possa ser grave, a maioria dos casos resolve-se com tratamentos não-operatórios em poucas semanas. As pessoas que têm ciática grave que está associada a fraqueza significativa da perna ou alterações intestinais ou vesicais podem ser candidatos a cirurgia.

Sintomas

A dor que irradia da sua espinha dorsal (lombar) para a nádega e na parte de trás da perna é a marca registrada da ciática. Você pode sentir o desconforto quase em qualquer lugar ao longo da via nervosa, mas é especialmente provável que você siga um caminho de sua parte inferior das costas para sua nádega e a parte de trás de sua coxa e panturrilha.

A dor pode variar muito, desde uma dor leve até uma sensação de queimação ou dor aguda e excruciante. Por vezes, pode parecer um choque eléctrico ou um choque eléctrico. Pode ser pior quando você tosse ou espirra, e sentado prolongado pode agravar os sintomas. Normalmente, apenas um lado do seu corpo é afetado.

Algumas pessoas também têm dormência, formigamento ou fraqueza muscular na perna ou pé afetado. Você pode ter dor em uma parte de sua perna e dormência em outra parte.

Quando procurar um médico

A ciática ligeira desaparece com o tempo. Contacte o seu médico se as medidas de autocuidado não conseguirem aliviar os seus sintomas ou se a sua dor durar mais de uma semana, for grave ou piorar progressivamente. Obtenha cuidados médicos imediatos se:

  • Você sente súbita e intensa dor na região lombar ou na perna e dormência ou fraqueza muscular na perna
  • A dor segue uma lesão violenta, como um acidente de trânsito
  • Você tem problemas para controlar seus intestinos ou bexiga

Causas

Ciática ocorre quando o nervo ciático é comprimido, geralmente por uma hérnia de disco na coluna vertebral ou por um crescimento excessivo de osso (esporão ósseo) nas vértebras. Mais raramente, o nervo pode ser comprimido por um tumor ou danificado por uma doença como a diabetes.

Fatores de risco

  • Era. Alterações na coluna relacionadas à idade, como hérnia de disco e esporão ósseo, são as causas mais comuns de ciática.
  • Obesidade. Ao aumentar o estresse na coluna, o excesso de peso corporal pode contribuir para as alterações da coluna vertebral que desencadeiam a ciática.
  • Ocupação. Um trabalho que exige que você torça as costas, carregue cargas pesadas ou conduza um veículo a motor por longos períodos pode desempenhar um papel na ciática, mas não há evidências conclusivas desse link.
  • Sessão prolongada. As pessoas que se sentam por períodos prolongados ou têm um estilo de vida sedentário têm maior probabilidade de desenvolver ciática do que as pessoas ativas.
  • Diabetes. Essa condição, que afeta a maneira como o corpo usa açúcar no sangue, aumenta o risco de danos nos nervos.

Complicações

Embora a maioria das pessoas se recupere totalmente da ciática, muitas vezes sem tratamento, a ciática pode potencialmente causar danos permanentes nos nervos. Procure assistência médica imediata se tiver:

  • Perda de sensibilidade na perna afetada
  • Fraqueza na perna afetada
  • Perda da função intestinal ou da bexiga

Prevenção

Nem sempre é possível prevenir a ciática, e a condição pode voltar a ocorrer. O seguinte pode desempenhar um papel fundamental na proteção das suas costas:

  • Exercite regularmente. Para manter as costas fortes, preste atenção especial aos músculos do núcleo – os músculos do abdome e da região lombar, essenciais para uma postura e alinhamento adequados. Peça ao seu médico para recomendar atividades específicas.
  • Mantenha uma postura adequada quando se sentar. Escolha um assento com um bom apoio para as costas, braços e uma base giratória. Considere colocar um travesseiro ou uma toalha enrolada nas costas para manter a curva normal. Mantenha os joelhos e os quadris nivelados.
  • Use boa mecânica corporal. Se você ficar em pé por longos períodos, descanse um pé em um banquinho ou em uma caixa pequena de vez em quando. Quando você levantar algo pesado, deixe suas extremidades inferiores fazerem o trabalho. Mova-se para cima e para baixo. Mantenha as costas retas e dobre apenas os joelhos. Segure a carga perto do seu corpo. Evite levantar e torcer simultaneamente. Encontre um parceiro de elevação se o objeto for pesado ou estranho.

Quem nunca sentiu aquela fisgada nas costas e ficou com dor por um tempão? Esse vídeo é para você que tem dúvidas sobre dores na coluna ou no nervo ciático! Confira!

A fisioterapeuta Marcelle te mostra quais são os melhores exercícios para fazer em casa quando estiver com o nervo ciático inflamado e o que fazer para se livrar da dor ciática:

  1. Sciatica. American Academy of Orthopaedic Surgeons. http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=a00351. Accessed June 16, 2015.
  2. Hsu PS, et al. Lumbosacral radiculopathy: Pathophysiology, clinical features and diagnosis. http://www.uptodate.com/home. Accessed June 16, 2015.
  3. Levin K, et al. Acute lumbosacral radiculopathy: Prognosis and treatment. http://www.uptodate.com/home. Accessed June 16, 2015.
  4. Wheeler SG, et al. Evaluation of low back pain in adults. http://www.uptodate.com/home. Accessed June 16, 2015.
  5. Shekelle P, et al. Spinal manipulation in the treatment of musculoskeletal pain. http://www.uptodate.com/home. Accessed June 16, 2015.
  6. Sciatica. Merck Manual Professional Version. https://www.merckmanuals.com/professional/musculoskeletal-and-connective-tissue-disorders/neck-and-back-pain/sciatica. Accessed June 16, 2015.
  7. Acupuncture for pain. National Center for Complementary and Alternative Medicine. http://nccam.nih.gov/health/acupuncture/acupuncture-for-pain.htm. Accessed June 17, 2015.

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