Fitoesteróis: Nutrientes ‘saudáveis para o coração’ que podem prejudicá-lo

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Fitoesterol

Muitos nutrientes são alegadamente bons para o seu coração.

Entre os mais conhecidos estão os fitoesteróis, muitas vezes adicionados às margarinas e produtos lácteos.

Seus efeitos de redução do colesterol são geralmente bem aceitos.

No entanto, a investigação científica revela algumas preocupações sérias.

Este artigo explica o que são os fitoesteróis e como podem prejudicar a sua saúde.

O que são fitoesteróis?

Os fitoesteróis, ou esteróis vegetais, são uma família de moléculas relacionadas ao colesterol.

Encontram-se nas membranas celulares das plantas, onde desempenham papéis importantes – tal como o colesterol em humanos.

Os fitoesteróis mais comuns na sua dieta são o campesterol, o sitosterol e o estigmasterol. Os estanóis vegetais – outro composto que ocorre na sua dieta – são semelhantes.

Embora as pessoas tenham evoluído para funcionar com colesterol e fitoesterol em seus sistemas, seu corpo prefere o colesterol.

Na verdade, você tem duas enzimas chamadas esterolinas que regulam quais esteróis podem entrar em seu corpo a partir do intestino.

Apenas pequenas quantidades de fitoesteróis passam através de – em comparação com cerca de 55% do colesterol.

Resumindo: Os fitoesteróis são os equivalentes vegetais do colesterol em animais. Eles têm uma estrutura molecular semelhante, mas são metabolizados de forma diferente.

Óleo Vegetal e Teor de Margarina

Muitos alimentos vegetais saudáveis – incluindo nozes, sementes, frutas, vegetais e legumes – contêm quantidades consideráveis de fitoesteróis.

Tem sido sugerido que os caçadores-recolectores paleolíticos, que seguiram uma dieta rica em plantas, consumiram grandes quantidades de fitoesteróis.

No entanto, em comparação com as dietas modernas, isto não é inteiramente verdade.

Os óleos vegetais são muito ricos em fitoesteróis. Porque estes óleos são adicionados a muitos alimentos processados, a ingestão alimentar total de fitoesteróis é provavelmente maior do que nunca.

Os grãos de cereais também contêm quantidades modestas de fitoesteróis e podem ser uma fonte importante para as pessoas que comem muitos grãos.

Além disso, os fitoesteróis são adicionados às margarinas, que são então rotuladas como “redução do colesterol” e reivindicadas para ajudar a prevenir doenças cardíacas.

No entanto, esta afirmação é duvidosa.

Resumindo: Os óleos vegetais e as margarinas contêm grandes quantidades de fitoesteróis. Como os óleos vegetais são adicionados a muitos alimentos processados, a concentração de fitoesteróis na dieta é provavelmente maior do que nunca.

Pode ter pouco impacto na saúde do coração

É um facto bem documentado que os fitoesteróis podem baixar os níveis de colesterol.

Comer 2-3 gramas de fitoesteróis por dia durante 3-4 semanas pode reduzir o “mau” colesterol LDL em cerca de 10%.

Isto é particularmente eficaz para as pessoas que têm colesterol alto – quer estejam ou não a tomar medicamentos que reduzem o colesterol – estatinas.

Acredita-se que o fitoesterol funcione competindo pelas mesmas enzimas que o colesterol em seu intestino, impedindo efetivamente que o colesterol seja absorvido.

Embora os níveis altos de colesterol estejam associados a um risco aumentado de doença cardíaca, eles provavelmente não são a causa da doença cardíaca.

Por esta razão, não está claro se a redução dos níveis de colesterol tem algum efeito sobre o risco de doença cardíaca.

Resumindo: Os fitoesteróis podem reduzir os níveis de colesterol LDL “mau” em cerca de 10%. No entanto, isto pode não melhorar a sua saúde cardíaca.

Pode aumentar o seu risco de ataques cardíacos

Muitas pessoas assumem que os fitoesteróis podem prevenir ataques cardíacos porque reduzem o colesterol.

No entanto, nenhum estudo indica que os fitoesteróis podem diminuir o risco de doença cardíaca, derrame ou morte.

Paradoxalmente, os fitoesteróis podem aumentar o seu risco. Numerosos estudos em humanos relacionam a alta ingestão de fitoesteróis com um risco aumentado de doenças cardíacas.

Além disso, entre as pessoas com doença cardíaca em um grande estudo escandinavo, aquelas com mais fitoesteróis tinham maior probabilidade de ter outro ataque cardíaco.

Em outro estudo em homens com doença cardíaca, aqueles com maior risco de infarto do miocárdio apresentavam risco três vezes maior se tivessem altas concentrações de fitoesteróis no sangue.

Além disso, estudos em ratos e camundongos mostram que os fitoesteróis aumentam o acúmulo de placa nas artérias, causam derrames e encurtam a vida útil.

Embora muitas autoridades de saúde como a American Heart Association ainda recomendem fitoesteróis para melhorar a saúde cardíaca, outros discordam.

Por exemplo, a Comissão de Medicamentos da Alemanha, a Food Standards Agency (ANSES) da França e o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) do Reino Unido desestimulam o uso de fitoesteróis para a prevenção de doenças cardíacas.

Tenha em mente que uma condição genética rara chamada fitoesterémia ou sitosterlemia faz com que algumas pessoas absorvam grandes quantidades de fitoesteróis na sua corrente sanguínea. Isto aumenta o risco de doença cardíaca.

Resumindo: Enquanto os fitoesteróis levam à redução dos níveis de colesterol, muitos estudos sugerem que eles podem aumentar o risco de doença cardíaca.

Pode proteger contra o câncer

Algumas evidências sugerem que os fitoesteróis podem reduzir o risco de câncer.

Estudos em humanos mostram que as pessoas que consomem mais fitoesteróis têm menor risco de câncer de estômago, pulmão, mama e ovário.

Estudos em animais também indicam que os fitoesteróis podem ter propriedades anticancerígenas, ajudando a retardar o crescimento e a propagação de tumores.)

No entanto, os únicos estudos humanos que suportam isto são de natureza observacional. Este tipo de pesquisa não fornece provas científicas.

Portanto, mais pesquisas são necessárias.

Resumo: Estudos em humanos e animais sugerem que a ingestão de fitoesteróis está associada a um risco reduzido de cancro. No entanto, é necessária mais investigação.

O Resultado Final

Por milênios, os fitoesteróis têm sido parte da dieta humana como um componente de vegetais, frutas, legumes e outros alimentos vegetais.

No entanto, a dieta moderna contém agora quantidades anormalmente elevadas – em grande parte devido ao consumo de óleos vegetais refinados e alimentos fortificados.

Enquanto o consumo elevado de fitoesteróis é alegado para ser saudável para o coração, as evidências sugerem que eles são mais propensos a causar doenças cardíacas do que preveni-lo.

Embora seja bom comer fitoesteróis de plantas inteiras, é melhor evitar alimentos enriquecidos com fitoesteróis e suplementos.

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