Como Parar de Fumar Cigarro

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Parar de fumar cigarro

Você está pronto para parar de fumar? Isso é ótimo! Fazer esse compromisso é metade da batalha. Não vai ser fácil. Mas escolher a melhor maneira de parar é um bom primeiro passo para garantir que você continue com ele.

Tenha um plano

Há muitas maneiras diferentes de deixar de fumar. Algumas funcionam melhor do que outras. O melhor plano é aquele com o qual você pode manter. Considere qual deles pode funcionar para você:

Sem ajuda externa

Cerca de 90% das pessoas tentam parar de fumar sem apoio externo – sem ajuda, terapia ou medicamentos. Embora a maioria das pessoas tente parar de fumar desta forma, este não é o método mais bem sucedido. Apenas cerca de 5% a 7% são capazes de parar por conta própria.

Terapia comportamental

Envolve trabalhar com um conselheiro para encontrar maneiras de não fumar. Juntos, vocês encontrarão seus gatilhos (como emoções ou situações que fazem com que você queira fumar) e farão um plano para superar os desejos.

Terapia de reposição de nicotina

Existem vários tipos, incluindo goma de nicotina, adesivos, inaladores, sprays e pastilhas. Eles trabalham dando-lhe nicotina sem o uso de tabaco. Você pode ser mais provável de parar com a terapia de reposição de nicotina, mas funciona melhor quando você a combina com terapia comportamental e muito apoio de amigos e familiares. E lembre-se que o objetivo é acabar com seu vício em nicotina, não simplesmente parar de usar tabaco.

Medicação

Bupropiona e vareniclina (Chantix) são medicamentos prescritos que podem ajudar com seus desejos e sintomas de abstinência.

Tratamentos combinados

É mais provável que você pare de fumar de vez se você usar uma mistura de diferentes métodos. Por exemplo, usar um adesivo de nicotina e gengiva pode ser melhor do que um adesivo sozinho. Outras combinações úteis incluem terapia comportamental e terapia de reposição de nicotina; medicação prescrita com um adesivo de reposição de nicotina; e um adesivo de reposição de nicotina e spray de nicotina. A FDA não aprovou o uso de dois tipos de terapias de reposição de nicotina ao mesmo tempo, então não se esqueça de falar com seu médico primeiro para ver se esta é a abordagem certa para você.

Não importa qual método você escolher, uma parte importante de parar é construir um plano que funcione para você. Escolha uma data de início que lhe dê tempo para se preparar sem perder a sua motivação. Conte aos amigos e familiares que você está largando o fumo. Livre-se de todos os cigarros e cinzeiros de sua casa, trabalho e carro. Descubra os seus estímulos para fumar e decida como vai lidar com eles.

Como se manter no bom caminho

Haverá dias de recaída que você terá muita vontade de fumar. Não faça isso. Parar de fumar será a melhor coisa que você já fez para você mesmo, você tem que manter o seu plano.

Siga estes passos para se manter no caminho certo para uma vida sem fumo:

Conheça os seus gatilhos e evite-os cedo

Anote as coisas que fazem você querer fumar e como você pode gerenciar cada situação. E evite pessoas, lugares ou rotinas que normalmente fazem você querer fumar, especialmente durante os primeiros 3 meses. Isto é quando é mais provável que você comece a fumar novamente.

Saiba que os primeiros dias são os mais difíceis

Você provavelmente vai se sentir irritado, deprimido, lento e cansado. Tenha um grupo de apoio para parar de fumar. Pode ser um bom amigo ou uma ONG de apoio para deixar de fumar. Depois de passar esses primeiros dias, você vai começar a se sentir mais normal (embora ainda tenha desejos de fumar).

Não ceda aos seus desejos

Toda vez que você não fuma quando tem vontade, suas chances de parar de fumar aumentam. Mude seus hábitos – substitua o desejo de ter um cigarro na boca ou nas mãos por algo mais, como mascar chiclete ou jogar um jogo no telefone.

Tente um novo passa tempo com amigos que não fumam

Faça algo que mantenha suas mãos ativas e reduza o estresse, como passear com seu cachorro.

Recompense-se

O que você está fazendo não é fácil. Quando atingir marcos importantes, comemore fazendo coisas que você gosta ou consumindo alimentos desejáveis. Por exemplo: Após 1 semana sem fumar compre algo que deseja. Após 1 mês sem fumar, faça uma viagem, vá a um rodízio…

Quando você parar de fumar, irá mudar a forma com que você se enxerga. Por mais que você queira parar de fumar, você pode se surpreender ao sentir-se triste. Isso é normal. Só não deixe que essa sensação o faça querer fumar.

Quão difícil será parar de fumar?

Todo mundo é diferente, e o quão difícil será para você depende disso:

  • Quantos cigarros você fuma por dia
  • Se seus amigos e familiares fumam
  • Por que você fuma

Concentre-se nos benefícios. Dentro de horas após parar de fumar, o seu corpo começa a recuperar dos efeitos da nicotina e aditivos. Sua pressão arterial, freqüência cardíaca e temperatura corporal – todos os quais são mais elevados do que deveriam ser por causa da nicotina – retornam a níveis mais saudáveis.

Você pode respirar mais fácil. Os níveis de monóxido de carbono venenoso em seu sangue pode transportar mais oxigênio.

Sem dúvida alguma: Deixar de fumar ajuda todo o seu corpo. Pode até mesmo melhorar a sua aparência: É menos provável que você tenha rugas quando ainda é jovem. E também poupará dinheiro.

E se eu voltar a fumar?

Chama-se recaída e muitas pessoas passam por ela antes de abandonarem o hábito para sempre. Recaídas são frequentes em vícios fortes como fumar. Se isso acontecer, tente fumar o mínimo possível até que você esteja pronto para parar de fumar novamente. Parar permanentemente é um processo que pode levar algum tempo. Mas vale a pena.

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