Início Geral Como as pessoas estão praticando comportamentos mais saudáveis ​​durante a pandemia

Como as pessoas estão praticando comportamentos mais saudáveis ​​durante a pandemia

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Como a maioria dos nova-iorquinos, Rob Taub, 64, tem se protegido quando a pandemia do COVID-19 varreu a cidade e o país em geral.

Para Taub, escritora e radialista que mora no bairro de Upper East Side da cidade, houve um resultado surpreendente das mudanças radicais da vida cotidiana provocadas pelo surto – sua saúde geral melhorou.

Taub vive com diabetes tipo 2 e pressão alta há quase 15 anos. Ela disse que quando tinha 40 anos “parecia uma jogador da NFL”, mas então algo mudou à medida que envelhecia.

“Comecei a ganhar 15 libras por ano. Logo, eu tinha 40 quilos, depois 50 quilos acima do peso”, disse Taub, que serve como embaixadora para a American Heart Association e a American Diabetes Association.

Agora, ao seguir as diretrizes de distanciamento físico e ficar em casa, ele descobriu que sua saúde geral melhorou.

A mulher que comia em restaurantes em cerca de 80% de suas refeições agora cozinha sozinha em casa. Uma grande mudança foi a ingestão de sal.

“Uma das coisas que mudei recentemente antes do COVID-19 foi a farinha de aveia, porque não havia sal e percebi que minha pressão estava diminuindo enquanto a comia”, disse ele. “Ao cozinhar para mim, não há sal. Sei que a comida do restaurante está cheia de sal e não é bom.”

Taub mede sua pressão arterial todos os dias – no momento de sua entrevista com a Healthline, estava a 112/80 mm Hg – e conseguiu reduzir seus medicamentos.

Essas leituras são melhores do que ele jamais imaginou, especialmente quando estavam no seu pior cerca de uma década e meia atrás.

Ser vigilante também é importante porque ela tem um histórico familiar desses problemas de saúde. Sua mãe morreu aos 73 anos por complicações ligadas ao diabetes.

Tempo de se cuidar

Embora agora seja um momento difícil para muitos – o estresse e a ansiedade aumentaram, as inseguranças e os medos das pessoas sobre sua saúde pessoal aumentaram – para algumas pessoas como Taub, esse novo modo de vida ironicamente levou a comportamentos melhores e mais saudáveis.

Dr. Robert Eckel, o presidente de medicina e ciência da Associação Americana de Diabetes e endocrinologista da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, disse que a história de Taub não é incomum.

Com a vida em pausa, ele disse que “agora é um bom momento para se concentrar” na saúde.

Ele acrescentou que, dependendo do estilo de vida e dos desejos individuais de uma pessoa – e assumindo que ela não esteja enfrentando um impacto econômico muito grave da atual crise de saúde -, abrigar-se em casa oferece a oportunidade de adotar alguns comportamentos mais saudáveis, desde exercícios mais rotineiros até melhor hábitos do sono.

Grande parte disso se reflete na experiência de Taub – comer comida melhor.

“Em geral, uma dieta saudável para o coração é uma dieta saudável para diabetes e uma dieta saudável para câncer e pressão arterial”, disse Eckel, ex-presidente da American Heart Association, à Healthline.

O Center for Science in the Public Interest, uma organização independente de defesa do consumidor baseada na ciência, escreve que dietas insalubres têm um efeito dominó na saúde geral nos Estados Unidos.

A organização diz que dietas que dependem de refeições altamente processadas e com baixo valor nutritivo contribuem para cerca de 678.000 mortes a cada ano como resultado de doenças ligadas à má nutrição e obesidade, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Não deveria surpreender, portanto, que cada uma dessas condições seja altamente prevalecente nos Estados Unidos.

Anualmente, a doença cardíaca é a principal causa de morte em todo o país, resultando em 1 em cada 4 mortes, enquanto mais de 100 milhões de adultos convivem com diabetes ou pré-diabetes.

As estatísticas de obesidade são igualmente altas, com o prevalência da condição disparando de 30,5% no ano de 1999 a 2000, para 42,4% no período de 2017 a 2018. A prevalência de doenças relacionadas à obesidade passou de 4,7% para 9,2% durante esse período.

Eckel disse que, quando o coronavírus interrompe a vida cotidiana, dá aos americanos a oportunidade de apertar o botão de redefinição em algumas dessas tendências preocupantes.

Ele citou as dietas DASH e mediterrânea como planos de alimentação saudável bastante acessíveis que promovem redução de peso, diminuição da ingestão de sal, aumento da ingestão nutricional diária e redução da pressão arterial.

Ele também citou exercícios moderados como uma maneira de manter comportamentos saudáveis ​​enquanto ficava em casa.

Isso significa tentar realizar de 40 a 45 minutos de exercícios de intensidade moderada todos os dias – isso não significa ter equipamentos sofisticados ou caros. Pode ser uma caminhada rápida ou usar pesos leves para incluir algum tipo de treino de resistência em casa.

Algo para evitar estar em uma “posição predominantemente sedentária”, explicou ele.

Os desafios de fazer essas mudanças

Claro, tudo isso pode ser mais fácil dizer do que fazer para algumas pessoas.

O custo emocional, psicológico e financeiro da COVID-19 pode dificultar as pessoas dedicarem tempo para fazer algumas dessas mudanças no estilo de vida.

Dr. Luke Laffin, cardiologista da Cleveland Clinic, disse à Healthline que as pessoas que ele trata geralmente caíram em dois campos durante esta crise. Um grupo já estava se exercitando, visitando academias e aderindo a dietas saudáveis. Curiosamente, ele percebeu que esse grupo realmente parecia “cair um pouco” de seus horários quando se abrigavam em casa.

“Eles não têm se saído tão bem nesse cenário”, disse Laffin.

O outro grupo é composto por pessoas que não estavam se exercitando regularmente, não fazendo as melhores escolhas alimentares, mas agora estão mudando um pouco a rotina, descobrindo que têm mais tempo para dar um passeio ou começar a preparar as refeições.

“É uma faca de dois gumes. Vi pessoas se beneficiarem dessa época, mas também algumas pessoas não se beneficiam tanto “, acrescentou.

Para os do segundo grupo, Laffin prevê que esses novos hábitos saudáveis ​​sejam mantidos ao longo dos anos após a ameaça da COVID-19?

“Eu acho que a parte mais importante é entrar nesses hábitos e rotinas. As pessoas são criaturas de hábitos, por isso, se por alguns meses com mais tempo para se exercitar e comer saudavelmente, espero que elas achem que não podem ficar sem a rotina diária de se alimentar de maneira mais saudável, de fazer essas escolhas “, disse ele.

Se eles se sentirem melhor e virem que seu peso diminui e que sua saúde geral melhorou, Laffin acrescentou que espera que essas pessoas vejam que esses são comportamentos necessários para se manter.

Para aqueles do primeiro grupo que acham difícil se motivar durante um tempo incerto, Laffin sugeriu seguir rotinas que não sejam intimidadoras.

Andar pelo quarteirão é uma boa maneira de praticar atividade, e fazer pausas rápidas entre trabalhar em casa e fazer exercícios leves pode ser útil.

Quanto à comida, não é necessário adotar receitas complicadas se estiver acostumado a jantar fora ou fazer uma refeição rápida na cafeteria do escritório. Ele disse para ter certeza de que você tenta fazer pratos com 50 a 60% de frutas e legumes.

Tente estocar alguns itens mais saudáveis ​​quando for ao supermercado local, apenas para que você os tenha em mãos e possa incorporá-los à sua refeição.

“No entanto, acho importante que todos sejam realistas consigo mesmos”, acrescentou Laffin. “Muitas pessoas lá fora recuam um pouco, ganham alguns quilos extras e não são tão ativas fisicamente. Entenda que essa não é uma realidade de seis semanas, isso vai durar 6, 12, 18 meses – agora é a hora de fazer esses ajustes, mas também ser realista.”

 

Fonte: www.healthline.com

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