Carne vermelha faz mal para você?

A nova pesquisa nutricional questiona as diretrizes sobre carnes vermelhas processadas.

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Carne vermelha

Se você segue as notícia sobre nutrição, você provavelmente já ouviu as recomendações para evitar comer carnes vermelhas e processadas, incluindo carne bovina, salsichas, frios e etc…

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde fez uma declaração de que comer carnes processadas aumenta o risco de desenvolver câncer de cólon. A American Heart Association e as U.S. Dietary Guidelines também recomendam evitar carnes vermelhas e processadas.

Neste outono, um grupo de pesquisadores de nutrição questionou essas recomendações onipresentes para evitar a carne com cinco revisões sistemáticas publicadas nos Annals of Internal Medicine. No final, um painel de 14 pesquisadores de saúde publicou uma nova diretriz clínica que recomenda: reduzir a quantidade de carnes vermelhas e processadas que você come não melhora sua saúde, então não há problema em continuar seu consumo atual.

Se essa mudança o fizer pisar os pés, você não está sozinho. É frustrante fazer mudanças dietéticas que você acredita que estão melhorando sua saúde apenas para descobrir que elas não importam de qualquer maneira. Vamos dar uma olhada cuidadosa nestas recomendações para descobrir o que realmente mudou.

Em primeiro lugar, é importante considerar como os estudos de nutrição têm sido conduzidos tradicionalmente. Grande parte da investigação em nutrição utiliza estudos retrospectivos que olham para trás no tempo para tentar compreender como as escolhas dos participantes influenciaram a sua saúde. Se um estudo examinasse a doença cardíaca, os investigadores recrutariam pessoas com doença cardíaca e também tentariam encontrar um participante compatível, uma pessoa de idade semelhante que não tenha doença cardíaca. Em seguida, os pesquisadores conduziriam extensas entrevistas para tentar determinar como os hábitos alimentares dos participantes diferem. Eles também usariam métodos estatísticos para tentar eliminar outros fatores, como exercício e estresse.

Como você provavelmente pode adivinhar, é difícil chegar a conclusões sólidas usando estes métodos de pesquisa.

Nas revisões sistemáticas publicadas neste outono, os pesquisadores escolheram apenas o mais robusto desses estudos e combinaram esses dados com estudos controlados randomizados – o padrão ouro dos estudos de pesquisa – para tirar suas conclusões. Eles usaram um sistema de classificação de pesquisa chamado GRADE para decidir quais estudos incluir em suas análises. O GRADE é usado em toda a pesquisa médica, mas não é tipicamente usado em pesquisas sobre nutrição.

Quatro das novas revisões sistemáticas cada uma olhou para diferentes resultados de saúde – mortalidade, mortes por câncer e doenças cardíacas, risco de desenvolver câncer e risco de desenvolver acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Em todas essas quatro revisões, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência ou evidência de baixa qualidade de que o corte de carne vermelha ou processada melhorou a saúde ou reduziu a chance de morte dos participantes.

A quinta revisão examinou os valores dos participantes do estudo sobre o consumo de carne. Descobriu que aqueles que comem carne tendem a não estar dispostos a mudar seu comportamento, e não têm as habilidades para preparar refeições que gostariam de comer sem usar carne. Em outras palavras, o consumo de carne é importante para sua qualidade de vida.

Mesmo usando essas regras mais rigorosas, os novos estudos têm falhas. Os pesquisadores acreditam que a evidência que utilizaram – mesmo com as diretrizes mais rigorosas sobre a escolha dos estudos – é considerada “baixa certeza” e suas recomendações são “fracas”. Isso significa que os pesquisadores não sabem realmente como comer carnes vermelhas e processadas afetam nossa saúde; essencialmente, não há evidência de qualidade suficiente para poder dizer se é prejudicial ou não.

Os autores também ressaltam que não levaram em conta o impacto do consumo de carne na mudança climática, na qualidade da água e na poluição.

Há muitos outros pesquisadores que criticaram as novas revisões por deixarem de fora evidências sobre os danos de comer carnes vermelhas e processadas. E há relatos de que um dos principais autores dos novos estudos pode ter sido influenciado por laços anteriores com um grupo da indústria de alimentos.

Como alguém que tem que fazer o jantar hoje à noite, o que isso significa para você? A mensagem do take-home: a investigação em nutrição é complicada e é difícil chegar a conclusões sólidas. Mas a evidência é bastante clara de que frutas e vegetais, proteínas magras e grãos integrais são escolhas saudáveis, e que é melhor comer alimentos que podem ser insalubres – como carnes vermelhas ou processadas – com moderação.

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