Bananas: Benefícios e riscos para a saúde

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Banana

Hoje, as bananas são cultivadas em pelo menos 107 países e estão em quarto lugar entre as culturas alimentares do mundo em valor monetário. Os americanos consomem mais bananas do que maçãs e laranjas combinadas.

Com o mundo a consumir tantas bananas, não é de admirar que as pessoas façam a seguinte pergunta: as bananas são boas para si?

Este artigo analisará os potenciais benefícios das bananas para a saúde, como a melhoria da saúde cardíaca e a promoção da regularidade. Também examina os possíveis riscos para a saúde associados a elas.

Factos rápidos sobre bananas

  • As bananas são ricas em potássio e fibra.
  • Elas podem ajudar a prevenir asma, câncer, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas digestivos.
  • Ripen bananas em temperatura ambiente e adicioná-los aos cereais para um saboroso café da manhã.
  • As pessoas que usam bloqueadores beta não devem de repente aumentar sua ingestão de bananas.

Benefícios para a saúde

Listados abaixo estão os possíveis benefícios para a saúde associados às bananas. É importante notar que mais estudos de alta qualidade são necessários antes que estas ligações de benefícios à saúde sejam provadas definitivas.

Potássio

As bananas são ricas em um mineral chamado potássio. Este mineral é importante porque ajuda a manter os níveis de fluido no corpo e regula o movimento de nutrientes e resíduos de produtos dentro e fora das células.

O potássio também ajuda os músculos a contrair e as células nervosas a responder. Ele mantém o coração batendo regularmente e pode reduzir o efeito do sódio sobre a pressão arterial.

O potássio pode reduzir o risco de formação de cálculos renais à medida que as pessoas envelhecem. Por sua vez, os rins saudáveis se certificar de que a quantidade certa de potássio é mantida no corpo.

Uma banana média contém 422 miligramas Fonte confiável de potássio. É melhor tentar obter potássio de fontes dietéticas como as bananas. Caso contrário, suplementos de potássio estão disponíveis para compra online.

Perfil nutricional

Uma porção de banana é considerada cerca de 126 gramas de Fonte Confiável. Uma porção de banana contém 110 calorias, 30 gramas de hidratos de carbono e 1 grama de proteína. As bananas são naturalmente livres de gordura, colesterol e sódio.

As bananas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais:

  • Vitamina B6 – 0,5 mg
  • Manganês – 0,3 mg
  • Vitamina C – 9 mg
  • Potássio – 450 mg
  • Fibra alimentar – 3g
  • Proteína – 1 g
  • Magnésio – 34 mg
  • Folato – 25,0 mcg
  • Riboflavina – 0,1 mg
  • Niacina – 0,8 mg
  • Vitamina A – 81 UI
  • Ferro – 0,3 mg

A dose recomendada de potássio para adultos é de 4.700 miligramas por dia.

Bananas na dieta

As bananas frescas estão disponíveis durante todo o ano. Ao contrário de outras frutas, o processo de amadurecimento das bananas não abranda depois de serem colhidas. As bananas devem ser armazenadas à temperatura ambiente.

Quanto mais quente for a temperatura, mais rapidamente as bananas amadurecem. No entanto, para retardar o amadurecimento, as bananas devem ser refrigeradas. A casca externa da banana escurecerá, mas a própria banana permanecerá intacta por mais tempo.

Para encorajar um amadurecimento mais rápido, coloque a banana num saco de papel castanho à temperatura ambiente.

Em 2008, uma dieta popular conhecida como a Dieta da Banana da Manhã recomendou comer uma banana pela manhã junto com água, comer um almoço normal e jantar antes das 20h.

Adicione uma banana fatiada ao seu cereal matinal ou aveia para um café da manhã mais nutritivo.

Como o molho de maçã, o purê de bananas maduras pode ser usado em produtos assados para substituir óleo ou manteiga. O purê de bananas empresta um sabor úmido e naturalmente doce aos muffins, biscoitos e bolos.

Descasque e congele bananas para uma ótima adição a qualquer smoothie.

Adicione banana fatiada ao seu cereal matinal ou aveia, ou leve uma banana com você a caminho do trabalho ou da escola para um lanche saudável e portátil.

Riscos

Beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doenças cardíacas, pode causar aumento dos níveis de potássio no sangue. Alimentos ricos em potássio, como bananas, devem ser consumidos com moderação ao tomar beta-bloqueadores.

Consumir demasiado potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais. Se os seus rins são incapazes de remover o excesso de potássio do sangue, pode ser fatal.

O Dr. Peter S. Gelfand, que pratica Medicina Interna em Long Beach NY, diz:

“Certos medicamentos usados para doenças cardíacas e hipertensão têm o potencial de aumentar os níveis de potássio. Exemplos incluem certos beta-bloqueadores como Labetalol, medicamentos que funcionam bloqueando as ações do hormônio aldosterona como Lisinopril e Losartan, e certos diuréticos como espironolactona e Eplerenona. Esta é uma lista parcial apenas, e você deve consultar o seu médico se os níveis de potássio se tornarem uma preocupação.”

Algumas pessoas podem ter alergia a bananas. Se alguém com alergia a bananas comer uma banana, pode sentir sintomas na boca e na garganta, como comichão, urticária, inchaço e pieira.

As bananas podem provocar enxaquecas em algumas pessoas. As pessoas que sofrem frequentemente de enxaquecas são aconselhadas a não comer mais de meia banana por dia.

As bananas também contêm muita fibra. Comer muita fibra pode levar a inchaço, gás e cãibras no estômago.

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