A Luteína e sua Importância

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Luteína

A luteína é um tipo de vitamina chamada carotenóide. Está relacionada com o beta-caroteno e a vitamina A. Os alimentos ricos em luteína incluem gemas de ovos, brócolos, espinafres, couve, milho, pimenta de laranja, kiwi, uvas, sumo de laranja, abobrinha e abóbora. A luteína é melhor absorvida quando ingerida com uma refeição rica em gordura.

Muitas pessoas pensam na luteína como “a vitamina do olho”. É normalmente tomada pela boca para prevenir doenças oculares, como uma doença ocular que leva à perda de visão em adultos mais velhos (degeneração macular relacionada à idade ou DMRI), e cataratas. Não existem boas evidências científicas que justifiquem o uso da luteína para outras doenças.

Muitas multivitaminas contêm luteína. Geralmente fornecem uma quantidade relativamente pequena, como 0,25 mg por comprimido.

Como funciona?

A luteína é um dos dois principais carotenóides encontrados como pigmento de cor no olho humano (mácula e retina). Pensa-se que funciona como um filtro de luz, protegendo os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar.

Provavelmente eficaz para

Deficiência de Luteína. A toma oral de luteína é eficaz na prevenção da deficiência de luteína.

Possivelmente Efetivo para

  • Uma doença ocular que leva à perda de visão em adultos mais velhos (degeneração macular relacionada à idade ou DMRI). As pessoas que ingerem maiores quantidades de luteína na sua dieta parecem ter um menor risco de desenvolver DMRI. Mas as pessoas que já consomem grandes quantidades de luteína podem não beneficiar de um aumento ainda maior da sua ingestão. Tomar suplementos de luteína por até 36 meses pode melhorar alguns sintomas da DMRI. Uma melhoria maior dos sintomas pode ser observada quando a luteína é tomada durante pelo menos 1 ano em doses superiores a 10 mg e quando é combinada com outras vitaminas carotenóides. A luteína não parece impedir que a DMRI se agrave com o tempo.
  • Cataratas. A ingestão de quantidades mais elevadas de luteína está associada a um menor risco de desenvolver cataratas. Tomar suplementos contendo luteína e zeaxantina reduz o risco de desenvolver cataratas que requerem remoção cirúrgica em pessoas que comem quantidades baixas de luteína e zeaxantina como parte da sua dieta. Além disso, tomar suplementos de luteína parece melhorar a visão em pessoas idosas que já têm cataratas e não já consomem muita luteína e zeaxantina.
  • Câncer que começa nos glóbulos brancos (linfoma não-Hodgkin). As pessoas que comem quantidades mais elevadas de luteína na sua dieta ou tomam suplementos de luteína podem ter menos hipóteses de desenvolver linfoma não-Hodgkin.

Possivelmente Ineficaz para

  • Doença pulmonar que afeta recém-nascidos (displasia broncopulmonar). Pesquisas mostram que dar luteína e zeaxantina a bebês prematuros por via oral não reduz a chance de desenvolver displasia broncopulmonar.
  • Doença cardíaca. Algumas evidências da população sugerem que as pessoas que comem maiores quantidades de luteína ou tomar suplementos de luteína têm um menor risco de eventos adversos relacionados ao coração, como um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. No entanto, pesquisas de alta qualidade mostram que tomar luteína 10 mg com zeaxantina 2 mg por via oral diária não impede a morte devido à doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, ou dor no peito em pessoas idosas.
  • Fraturas. As pessoas que comem maiores quantidades de luteína em sua dieta não têm um menor risco de fraturas.
  • Cancro do estômago. As pessoas que ingerem quantidades mais elevadas de luteína na sua dieta não têm um menor risco de desenvolver cancro do estômago.
  • Uma doença intestinal grave em bebés prematuros (enterocolite necrosante ou NEC). A pesquisa mostra que dar luteína e zeaxantina aos bebés prematuros por via oral não impede a enterocolite necrosante.
  • Cancro do pâncreas. As pessoas que comem maiores quantidades de luteína em sua dieta não têm um menor risco de desenvolver câncer pancreático.
  • Uma condição ocular herdada que causa visão noturna deficiente e perda de visão lateral (retinite pigmentosa). Tomar luteína por via oral não melhora a visão ou outros sintomas em pessoas com retinite pigmentosa.
  • Um distúrbio ocular em bebés prematuros que pode levar à cegueira (retinopatia da prematuridade). A investigação mostra que a administração oral de luteína e zeaxantina a bebés prematuros não previne a retinopatia da prematuridade.

Provas insuficientes para

  • Doença de Lou Gehrig (esclerose lateral amiotrófica ou ELA). Os primeiros estudos sugerem que as pessoas que comem mais luteína como parte da sua dieta têm um risco mais baixo de desenvolver a ELA do que as pessoas que comem quantidades mais baixas de luteína.
  • Cancro da mama. A investigação sugere que níveis mais elevados de luteína no sangue estão associados a um risco reduzido de desenvolver cancro da mama.
  • Cancro do colo do útero. As primeiras investigações sugerem que um menor consumo de luteína como parte da dieta não está associado a um risco acrescido de desenvolvimento de cancro do colo do útero.
  • Uma condição hereditária que causa perda de visão (coroidermia). Pesquisas iniciais sugerem que tomar 20 mg de luteína por dia durante 6 meses não melhora a visão em pessoas com coroidermia.
  • Declínio na memória e habilidades de pensamento que ocorre normalmente com a idade. Algumas pesquisas mostram que tomar luteína e zeaxantina não melhora a fala ou a memória em pessoas mais velhas. No entanto, outras pesquisas iniciais mostram que tomar luteína com ou sem ácido docosahexaenóico (DHA) pode melhorar a fala e a memória em mulheres mais velhas.
  • Cancro do cólon, cancro do recto. Existem resultados contraditórios sobre se as dietas contendo maiores quantidades de luteína podem reduzir o risco de câncer de cólon ou retal.
  • Diabetes. Algumas pesquisas sugerem que níveis baixos de luteína ou outros carotenóides no sangue estão associados a problemas de açúcar no sangue. Em teoria, tomar luteína pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. No entanto, outras pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de luteína na dieta não reduz o risco de desenvolver diabetes.
  • Problemas de visão em pessoas com diabetes (retinopatia diabética). Pesquisas iniciais mostram que tomar luteína não melhora a visão em pessoas com diabetes e uma condição ocular chamada retinopatia diabética.
  • Câncer do esôfago. Pesquisas iniciais sugerem que altas quantidades de luteína na dieta estão relacionadas com a diminuição do risco de desenvolver câncer no esôfago.
  • Cancro do pulmão. Algumas evidências iniciais sugerem que os baixos níveis sanguíneos de luteína estão associados a um risco acrescido de desenvolver cancro do pulmão. No entanto, outras pesquisas mostram que tomar luteína não afeta o risco de desenvolver ou morrer de câncer de pulmão.
  • Doença de Parkinson. A investigação inicial sugere que quantidades elevadas de luteína na dieta não estão associadas a um menor risco de desenvolvimento da doença de Parkinson.
  • Uma complicação de gravidez marcada por hipertensão arterial e proteínas na urina (pré-eclâmpsia). Alguns estudos sugerem que os níveis elevados de luteína no sangue estão associados a um menor risco de desenvolver tensão arterial elevada durante a gravidez. Não está claro se tomar suplementos de luteína reduz o risco de hipertensão durante a gravidez.
  • Cancro da próstata. As primeiras pesquisas mostram que os baixos níveis sanguíneos de luteína não estão ligados a um aumento do risco de câncer de próstata.
  • Infecção das vias respiratórias. A investigação inicial mostra que os níveis elevados de luteína no sangue não estão associados a um risco diminuído de infecção das vias respiratórias.
  • Estirpe ocular (astenopia).
  • Dor muscular causada pelo exercício físico.
  • Outras condições.

São necessárias mais provas para avaliar a eficácia da luteína nestas utilizações.

Efeitos secundários e segurança

Quando tomado pela boca: A luteína é LIQUELAMENTE SEGURA quando tomada por via oral. O consumo diário de 6,9-20 mg de luteína como parte da dieta ou como suplemento parece ser seguro.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: A luteína é LIQUELAMENTE SEGURA quando utilizada nas quantidades encontradas nos alimentos.

Crianças: A Luteína é LIKELY SAFE quando utilizada de forma adequada. Um produto específico (LUTEINofta, SOOFT Italia SpA) contendo luteína 0,14 mg diários tem sido utilizado em crianças durante 36 semanas.

Fibrose cística: As pessoas com fibrose cística podem não absorver muito bem alguns carotenóides dos alimentos e, muitas vezes, têm níveis sanguíneos baixos de luteína. O quanto o corpo absorve da suplementação com luteína também pode ser diminuído em pessoas com fibrose cística.

Cancro da pele: Existe alguma preocupação de que níveis sanguíneos mais elevados de luteína estejam associados a um risco ligeiramente maior de cancro da pele em pessoas de alto risco que também têm um historial de cancro da pele.

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