A boa forma pode ser mais importante do que a perda de peso para a saúde e a longevidade

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28 de dezembro de 2021 – os números são mais fáceis. Pode ser por isso que uma pessoa peso – e o desejo de milhões de pessoas de perder peso – é o primeiro tópico em discussão quando se trata de saúde e longevidade. Não muito depois de entrar na sala de exames do seu médico, por exemplo, você pisará em uma balança. Geralmente é a primeira medição que eles fazem, à frente dos sinais vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca.

Isso faz sentido. É um número, o que significa que é fácil ver se seu peso mudou em qualquer direção desde a última vez que você pesou.

Mas há um resultado não intencional: você sai pensando que seu peso é tão importante quanto o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, e que perder alguns quilos melhorará sua saúde de maneiras tangíveis e duradouras.

Sim, a perda de peso tem benefícios comprovados para a saúde. Mas deve a perda de peso ser a principal prioridade para todos classificados como “acima do peso” ou “obeso”- um grupo demográfico que agora inclui três quartos de todos os adultos americanos?

“A mensagem da perda de peso não está e não tem funcionado”, diz Glenn Gaesser, PhD, professor de ciência do exercício na Arizona State University.

Ele está entre um número crescente de especialistas em saúde que acreditam que a perda de peso pode não ser o benefício mais importante quando se trata de adotar um estilo de vida mais saudável. Isso é especialmente verdadeiro se você comparar com os benefícios de aumentar seu nível de condicionamento físico, como Gaesser e um co-autor fizeram em um estudo recente.

A perda de peso intencional – isto é, perder peso propositalmente, em vez de por causa de uma lesão ou doença – geralmente está associada em estudos a um menor risco de morte por qualquer causa. O efeito é mais poderoso entre aqueles com obesidade e / ou Diabetes tipo 2.

Mas aqui está uma ruga interessante: o montante de peso perdido não parece alterar o risco de morte. Se o peso em si é o problema, por que aqueles que mais perderam não teriam a maior redução de risco?

Gaesser não acredita que os benefícios da perda de peso para a saúde sejam total ou principalmente causados ​​por um número menor na balança. Muitos ensaios clínicos de perda de peso – estudos nos quais as pessoas participam de um programa estruturado – também incluem exercícios e componentes de dieta.

Mudar-se mais e comer melhor estão consistente e fortemente associados a menos risco de morte por qualquer causa. E “a saúde benefícios do exercício e dieta são amplamente independentes da perda de peso ”, diz Gaesser.

Isso é especialmente verdadeiro para exercícios e vida mais longa. Estudos mostram que o aumento da atividade física reduz o risco de morte por qualquer causa em 15% a 50% e o risco de doenças cardíacas em até 40%.

A mudança é ainda mais dramática quando você se exercita com esforço suficiente para melhorar o condicionamento do coração. Mudar da categoria de condicionamento físico mais baixa para uma mais alta pode reduzir o risco de mortalidade em 30% a 60%.

O desafio de perseverar

Mas aqui está o problema: o exercício só ajuda se você praticá-lo, e um nível mais alto de condicionamento físico funciona melhor se você o mantiver.

“A adesão ao exercício é tão desafiadora quanto a adesão ao dietas, ”Gaesser diz. “Acho que uma das razões é que os exercícios foram promovidos principalmente como um meio de perder peso”.

Não é que o exercício não funcione se você está tentando perder peso. De acordo com um Reveja Dos estudos publicados na década de 2010, a perda média de peso varia de 3 a 8 libras, principalmente devido à perda de gordura.

O problema é que a quantidade de peso que você perde estritamente com exercícios tende a ser decepcionante. Seu corpo vai compensar muitas das calorias que você queima durante o exercício (28%, de acordo com um estudar) diminuindo o seu metabolismo em outros caminhos. Os exercícios também podem aumentar o apetite, eliminando qualquer economia de calorias.

“Se uma pessoa começa um programa de exercícios com uma meta específica de perda de peso, essa pessoa verá rapidamente que há uma grande lacuna entre a perda de peso ‘real’ e ‘esperada’”, explica Gaesser. “A maioria vai desistir de frustração.”

É por isso que ele diz que nossa maior esperança é que as pessoas finalmente percebam quão importante é o movimento para a vitalidade a longo prazo, e que os médicos e outros profissionais de saúde encorajem seus pacientes e clientes sedentários a se exercitarem para sua saúde e por uma vida mais longa. Ainda assim, ele reconhece que o exercício tende a ser difícil de vender, uma vez que você tira a promessa de perda de peso da mesa.

Se há uma lição encorajadora, é esta: não importa por que você se exercita, ou como você faz, ou se você fica aquém de seus objetivos.

“Há benefícios para a saúde em fazer esse esforço”, diz Gaesser. “O exercício tem valor intrínseco, independentemente das mudanças no peso corporal.”

WebMD Health News

Fontes

Glenn Gaesser, PhD, professor de fisiologia do exercício, College of Health Solutions, Arizona State University.

CDC, National Center for Health Statistics: “Obesity and Overweight.”

iScience: “Tratamento da obesidade: perda de peso versus aumento da preparação física e atividade física para reduzir os riscos à saúde.”

Comentários sobre obesidade: “Efeito do treinamento físico na perda de peso, alterações na composição corporal e manutenção de peso em adultos com sobrepeso ou obesidade.”

Biologia Atual: “Compensação de energia e adiposidade em humanos.”


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Fonte: www.webmd.com

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