A Batata-Doce e Seus Benefícios a Saúde

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Batata doce

As batatas doces são vegetais de raiz doces e amiláceos que são cultivados em todo o mundo.

Elas vêm em uma variedade de tamanhos e cores – incluindo laranja, branca e roxa – e são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Elas fornecem uma série de benefícios de saúde e são fáceis de adicionar à sua dieta.

Aqui estão 6 benefícios de saúde surpreendentes da batata-doce.

Altamente nutritivo

As batatas doces são uma grande fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Uma xícara (200 gramas) de batata-doce assada com pele fornece:

  • Calorias: 180
  • Carboidratos: 41.4 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Gordura: 0,3 gramas
  • Fibra: 6,6 gramas
  • Vitamina A: 769% do valor diário (DV)
  • Vitamina C: 65% da DV
  • Manganês: 50% da DV
  • Vitamina B6: 29% da DV
  • Potássio: 27% da VD
  • Ácido pantotênico: 18% da DV
  • Cobre: 16% do DV
  • Niacina: 15% da DV

Além disso, as batatas doces – especialmente as variedades laranja e roxa – são ricas em antioxidantes que protegem o seu corpo dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar o DNA e provocar inflamações.

Os danos dos radicais livres têm sido associados a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e envelhecimento. Portanto, comer alimentos ricos em antioxidantes é bom para a sua saúde.

Resumindo: As batatas-doces são vegetais de raiz amiláceos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Elas também são ricas em antioxidantes que protegem seu corpo de danos causados por radicais livres e doenças crônicas.

Promove a saúde intestinal

A fibra e os antioxidantes na batata-doce são vantajosos para a saúde intestinal.

A batata-doce contém dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel.

Seu corpo não consegue digerir nenhum dos dois tipos. Portanto, a fibra permanece em seu trato digestivo e oferece uma variedade de benefícios à saúde relacionados ao intestino.

Certos tipos de fibras solúveis – conhecidas como fibras viscosas – absorvem água e suavizam suas fezes. Por outro lado, fibras não viscosas e insolúveis não absorvem água e adicionam volume.

Algumas fibras solúveis e insolúveis também podem ser fermentadas pelas bactérias em seu cólon, criando compostos chamados ácidos graxos de cadeia curta que abastecem as células de seu revestimento intestinal e as mantêm saudáveis e fortes.

Dietas ricas em fibras contendo 20-33 gramas por dia têm sido ligadas a um menor risco de câncer de cólon e movimentos intestinais mais regulares.

Os antioxidantes na batata-doce também podem proporcionar benefícios intestinais.

Estudos constataram que os antioxidantes na batata-doce roxa promovem o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, incluindo certas espécies Bifidobacterium e Lactobacillus.

Maiores quantidades destes tipos de bactérias dentro do intestino estão associadas com uma melhor saúde intestinal e um menor risco de condições como a síndrome do intestino irritável (IBS) e diarreia infecciosa.

Resumindo: As batatas doces contêm fibras e antioxidantes que promovem o crescimento de boas bactérias intestinais e contribuem para um intestino saudável.

Pode ter propriedades de combate ao câncer

As batatas doces oferecem vários antioxidantes, que podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer.

As antocianinas – um grupo de antioxidantes encontrados na batata-doce roxa – foram encontradas para retardar o crescimento de certos tipos de células cancerosas em estudos com tubos de ensaio, incluindo os da bexiga, cólon, estômago e mama.

Da mesma forma, ratos alimentados com dietas ricas em batata doce roxa mostraram taxas mais baixas de câncer de cólon em estágio inicial – sugerindo que as antocianinas nas batatas podem ter um efeito protetor.

Extratos de batata doce de laranja e cascas de batata doce também foram encontrados para ter propriedades anti-cancerígenas em estudos de tubo de ensaio.

No entanto, estudos ainda não testaram estes efeitos em humanos.

Resumindo: Pesquisas em animais e em tubos de ensaio sugerem que as antocianinas e outros antioxidantes encontrados na batata doce podem proteger contra certos tipos de câncer. No entanto, são necessários estudos em humanos.

Apoiar a Visão Saudável

As batatas-doces são incrivelmente ricas em beta-caroteno, o antioxidante responsável pela cor laranja brilhante do vegetal.

Na verdade, uma xícara (200 gramas) de batata doce laranja assada com pele fornece mais de sete vezes a quantidade de beta-caroteno que o adulto médio precisa por dia.

O beta-caroteno é convertido em vitamina A no seu corpo e usado para formar receptores detectores de luz dentro dos seus olhos.

A deficiência grave de vitamina A é uma preocupação nos países em desenvolvimento e pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. Comer alimentos ricos em beta-caroteno, como a batata doce de polpa laranja, pode ajudar a prevenir esta condição.

A batata doce roxa também parece ter benefícios para a visão.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que as antocianinas que fornecem podem proteger as células oculares de danos, o que pode ser significativo para a saúde geral dos olhos.

Resumindo: As batatas-doces são ricas em beta-caroteno e antocianinas, antioxidantes que podem ajudar a prevenir a perda de visão e melhorar a saúde dos olhos.

Pode melhorar a função cerebral

O consumo de batata doce roxa pode melhorar a função cerebral.

Estudos com animais descobriram que as antocianinas na batata doce roxa podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e prevenindo os danos causados pelos radicais livres.

A complementação com extrato de batata-doce rica em antocianina demonstrou melhorar a aprendizagem e a memória nos ratinhos, possivelmente devido às suas propriedades antioxidantes.

Nenhum estudo foi feito para testar estes efeitos em humanos, mas, em geral, dietas ricas em frutas, vegetais e antioxidantes estão associadas a um risco 13% menor de declínio mental e demência.

Resumindo: Estudos com animais mostraram que a batata doce pode melhorar a saúde cerebral, reduzindo a inflamação e prevenindo o declínio mental. No entanto, desconhece-se se têm os mesmos efeitos nos seres humanos.

Sistema imunológico

A batata doce de polpa laranja é uma das fontes naturais mais ricas em beta-caroteno, um composto à base de plantas que é convertido em vitamina A no seu corpo.

A vitamina A é essencial para um sistema imunológico saudável, e os baixos níveis sanguíneos têm sido associados à redução da imunidade.

Também é fundamental para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente no revestimento do intestino.

O intestino é onde seu corpo é exposto a muitos patógenos potencialmente causadores de doenças. Portanto, um intestino saudável é uma parte importante de um sistema imunológico saudável.

Estudos têm demonstrado que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade do seu sistema imunológico de responder adequadamente a ameaças potenciais.

Nenhum estudo foi conduzido para determinar se a batata doce, em particular, tem um efeito sobre a imunidade, mas comê-las regularmente pode ajudar a prevenir a deficiência de vitamina A.

Resumindo: As batatas-doces são uma excelente fonte de beta-caroteno, que pode ser convertido em vitamina A e ajudar a manter o seu sistema imunológico e a saúde intestinal.

Como adicioná-las à sua dieta

As batatas-doces são muito fáceis de adicionar à sua dieta.

Podem ser apreciadas com ou sem pele e podem ser assadas, fritas, cozidas ao vapor…

A sua doçura natural combina bem com muitos temperos diferentes, e podem ser apreciados em pratos doces e salgados.

Algumas formas populares de desfrutar da batata doce incluem:

  • Batatas fritas: descascadas, cortadas em fatias ou palitos de fósforo e assadas ou fritas.
  • Torrada de batata doce: corte em fatias finas, torradas e cobertas com ingredientes como manteiga de amendoim ou abacate.
  • Purê de batata-doce: descascado, cozido e amassado com leite e temperos.
  • Batata-doce assada: Assada inteira no forno até ficar macia.
  • Hash de batata doce: descascada, cortada em cubos e cozida com cebola em uma panela.
  • Batata-doce espiralada: corte em espiral, refogue e refogue.
  • Em produtos assados: o purê de batata doce adiciona umidade sem gordura.

A preparação de batatas-doces com um pouco de gordura – como óleo de coco, azeite ou abacate – pode ajudar a aumentar a absorção de beta-caroteno, pois é um nutriente lipossolúvel.

Embora a cozedura da batata doce reduza ligeiramente o seu teor de beta-caroteno, esta conserva pelo menos 70% deste nutriente e é considerada uma excelente fonte.

Resumindo: As batatas-doces são um vegetal de raiz versátil que pode ser preparado de muitas maneiras.

O Resultado Final

As batatas-doces são vegetais de raiz densos em nutrientes que vêm em uma variedade de cores.

São ricas em fibras e antioxidantes, que protegem o seu corpo dos danos dos radicais livres e promovem um intestino e cérebro saudáveis.

Eles também são incrivelmente ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A para ajudar a boa visão e seu sistema imunológico.

As batatas-doces são versáteis e podem ser preparadas em pratos doces e salgados, tornando-as uma opção excepcional para a maioria das pessoas.

Benefícios da Batata Doce. Coloque ela na sua dieta agora! | Dr. Dayan Siebra

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